Putin promete ajudar Cuba a “superar o bloqueio ilegal imposto pelos EUA”
O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu ajudar Cuba a “superar o bloqueio ilegal imposto pelos EUA”.
“Ajudaremos nosso amigos cubanos a superar o bloqueio ilegal”, declarou Putin após uma reunião com o presidente do Conselho de Estado de Cuba, Raúl Castro.
O mandatário russo também afirmou no marco de sua visita ao país insular que Rússia e Cuba “estão criando novas condições para o desenvolvimento das relações bilaterais”.
ACORDOS DE COOPERAÇÃO
Os países assinaram uma serie de acordos de cooperação bilateral em energia e outras áreas, incluindo um documento sobre a exploração conjunta de novos campos petrolíferos.
“Abordamos o tema do desenvolvimento das relações comerciais e econômicas”, disse o presidente russo após se reunir com Raúl Castro e acrescentou que, também, discutiram uma serie de novos projetos.
Putin mencionou que foram assinados vários acordos entre as empresas russas Zarubezhneft, Rosneft e Inter Rao e seus sócios cubanos. O mandatário russo expressou sua esperança de que no futuro próximo se ponham em prática os projetos da petroleira Rosneft en Cuba.
O chefe de Estado também recordou que a companhia Zarubezhneft já está desenvolvendo ativamente a jazida cubana Boca de Jaruco.
Além disso, o mandatário russo afirmou que a Rússia está interessada na instalação das estações terrestres GLONASS em Cuba, para fornecer produtos, serviços e tecnologia no campo do sensoriamento remoto da Terra e das telecomunicações de satélite.
Moscou e Havana também assinaram a declaração bilateral sobre a não instalação de armas no espaço ultraterrestre, assim como um acordo sobre a cooperação no campo da segurança internacional da informação.
O presidente russo começou sua viagem histórica de seis dias pela América Latina com a visita a Cuba. Putin se reuniu com Raúl Castro e também participou de uma reunião informal com o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro.
Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7BooEe8bd5I
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)