Nota de Repúdio do PCB e Unidade Classista Ipatinga/MG… Contra a demissão do camarada Elias Cabelo

O Massacre na Usiminas continua… Em 07 de outubro de 1963 ocorreu um dos mais graves massacres contra a vida de dezenas de trabalhadores da referida fábrica. Os operários da Usiminas reivindicavam melhores condições de trabalho, alimentação e salários dignos e foram metralhados na portaria da fábrica pela Polícia Militar com a autorização do então Governador de Minas Gerais o fascista Magalhães Pinto, sendo para muitos um ensaio da repressão da Ditadura Empresarial-Militar no Brasil que viria um ano depois.

Hoje em pleno século XXI o Massacre na Usiminas se evidencia de várias formas, exaustivas horas de trabalho, áreas insalubres, demissões em massa, operários executando atividades além de sua capacidade física e a clara e evidente perseguição política. Esta última se confirma com a demissão na última sexta-feira, 07/11/2014 do camarada Elias Fernandes Valadares, militante PCB e da Unidade Classista, casado, pai de uma filha, morador do Bairro Bom Jardim em Ipatinga/MG.

Elias Cabelo como é conhecido, é um operário dinâmico e bem aceito pela grande maioria dos proletários da fábrica, consegue expor suas opiniões com muita facilidade e após passar a militar no PCB, especificamente na Campanha Movimento Contínuo de 2014, na qual levava o nome das candidaturas majoritárias e proporcionais do PCB. A partir da decisão do camarada Cabelo em aderir ao movimento, que luta realmente pela classe operária, alguns superiores ligados aos sindicalistas que já dirigiram o SINDIPA, quando esse sindicato era ligado a Força Sindical, passaram a persegui-lo e o ameaçar A PONTO DO MESMO SER PROIBIDO DE PANFLETAR NA PORTARIA DA FÁBRICA.

O PCB, juntamente com a Unidade Classista Ipatinga vem repudiar esta atitude covarde da empresa CONVAÇO – CONSTRUTORA VALE DO AÇO, que de forma arbitrária caracterizou a perseguição política, veio a demitir o operário Elias Fernanes Valadares (Cabelo). Salientamos ainda mais o repúdio, pois não levaram em consideração os 17 anos de excelentes atividades desenvolvidas pelo metalúrgico Cabelo, que é considerado destaque no setor que trabalhava (Montador de Fabricação do Pátio de Sucatas da Aciaria), não respeitaram também a data base da categoria iniciada em 01/11/2014, ou seja, uma demissão completamente arbitrária e de cunho de repressão ideológica.

Sendo assim, nós que fazemos parte da militância PCB Ipatinga viemos através desta nota de repúdio reafirmar o nosso compromisso com a Construção do Poder Popular, com nenhum direito a menos e com a perspectiva de avançar nas conquistas!!! Não será esse tipo de perseguição que nos intimidará e nem tão pouco nos calar perante a exploração de classe e a desigualdade causada pelo sistema capitalista e seus agentes!!!

O Massacre na Usiminas continua!!! O PCB Ipatinga e a Unidade Classista se solidarizam com nosso companheiro e com todos os camaradas e as camaradas que sofrerem qualquer tipo de repressão seja ela física, psicológica ou de liberdade de expressão!!! Não polparemos esforços, em todos os campos possíveis, para barrar essa injusta perseguição política e ideológica e a anulação da demissão e das perseguições e assédios que outros militantes vem sofrendo.

PCB, Unidade Classista – UC, União da Juventude Comunista – UJC, Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e Coletivo Minervino de Oliveira de Ipatinga/MG.