Guerrilheiras curdas enviam mensagem pelo Dia Internacional da Mulher
Resumen Medio Oriente/Agencia JINHA, 7 de março de 2016
A Frente de Mulheres de YJA-STAR, que está levando sua luta contra o ISIS em Kirkuk (Curdistão iraquiano), emitiu uma mensagem pelo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com uma saudação às YBS-JIN.
“Estamos resistindo contra membros do ISIS e vamos continuar resistindo até o final. Fazemos um chamamento a todas as mulheres para aumentar a resistência e romper o silêncio sobre estes massacres”, expressaram.
Feraşîn Berfin, uma das mulheres combatentes, assinalou: “O 8 de março é um dia importante para as mulheres. Foi criado pela resistência de todas as mulheres do mundo. Devemos sair todas às ruas. Como mulheres curdas, cada dia é 8 de março. Tomamos consciência e lutaremos contra a mentalidade dominante patriarcal, sob a liderança de Abdullah Öcalan”. Berfin acrescentou: “As mulheres curdas pagaram um preço muito alto. A resistência das mulheres se estendeu com o exemplo de Sara, Zilan, Beritan e Arin. Converteu-se em símbolo de resistência das mulheres em todo o mundo. Devemos resistir em todos os âmbitos da vida e, agora, nos situamos na primeira linha para lutar contra os membros do Daesh (n.t.: Estado Islâmico). Demos nossa palavra ao povo: vamos continuar resistindo até a vitória”.
Sitêra Jiyan, de origem armênia, está lutando contra os grupos do ISIS, em Kirkuk. Deseja um feliz 8 de março a todas as mulheres: “Nos anais da história, a mulher era considerada como a deusa da liberdade e da igualdade. No entanto, as mulheres caíram cativas pela mentalidade dominada pelos homens. As mulheres têm uma grande força de vontade e energia. Saudamos a resistência das YPS-JIN com o espírito do 8 de março. As mulheres trabalhadoras são as mulheres que resistem”.
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/03/07/guerrilleras-kurdas-envian-mensaje-por-el-dia-internacional-de-la-mujer/
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)