O protagonismo das mulheres servidoras na derrota do Pacotaço de Gean Loureiro

imagemApós 38 dias de intensa luta,  os servidores e as servidoras municipais de Florianópolis barraram o pacote de maldades do prefeito Gean Loureiro. A greve terminou no dia 23 de fevereiro, com uma grande vitória da classe trabalhadora em defesa do serviço público. A greve foi formada por uma categoria majoritariamente feminina, que demonstrou sua força e potencial de luta ao unificar as servidoras do quadro civil, professoras aposentadas, professoras em férias e ACTs (professoras temporárias) recém-contratadas.

Da mesma forma, a presença feminina também foi fundamental para a manutenção da greve: além da atuação das trabalhadoras, houve o apoio massivo vindo das mães das comunidades escolares, presentes nas reuniões e nos atos. Um dos principais exemplos de mobilização destes grupos de mães foi a “ocupação” da Secretaria de Educação, organizada para exigir respostas do Secretário. Mas foi a Guarda Municipal, armada de cassetetes e spray de pimenta, que recebeu as mães e as crianças. Outro momento memorável foi protagonizado pelas mães da creche Mateus de Barros, localizada na comunidade do Monte Cristo, que demandavam paralisação total das atividades e adesão completa ao movimento grevista.

A greve municipal de servidores demonstrou um importante processo educativo de toda a classe trabalhadora, contudo nós compreendemos que a luta das mulheres e homens trabalhadores não pode restringir-se à greve. Esta luta deve ser realizada constantemente, através de um trabalho de base que possibilite a construção da consciência de classe e almeje a ruptura com o sistema capitalista.

É por acreditar no potencial revolucionário das mulheres da classe trabalhadora que o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro Florianópolis e a Unidade Classista seguirão na luta pela construção do poder popular e pela superação do capitalismo. Neste sentido, está em nossa agenda de lutas do 8 de março a realização de um curso de formação com o tema  “A mulher no mundo do trabalho”, que ocorrerá na sede do SINTRASEM (Rua Fernando Machado, 203), no dia 07 de março, às 19 horas.
Unidade Classista, futuro socialista!

Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres!

Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro Florianópolis

Unidade Classista – SINTRASEM