95 anos do PCB. Viva o Partido Comunista Brasileiro!
Oneider Vargas*
Comemorar os 95 anos de existência do PCB significa mais que um júbilo, é um tributo de honra aos homens e mulheres que, no distante ano de 1922, embalados por um ideal revolucionário, ousaram organizar-se em Partido com o propósito de construir uma sociedade livre da exploração do homem pelo
homem, uma sociedade socialista. A vitória da revolução bolchevique na Rússia alimentou a esperança dos trabalhadores brasileiros e do mundo de superação do capitalismo, vencendo as forças retrógradas da burguesia em uma luta de classes até as últimas consequências.
No período seguinte, o PCB se torna importante força política na luta contra o Estado Novo e pela redemocratização, considerando-se que foi basicamente a partir de 1942 que o Partido começou a se reorganizar logo após longo período de clandestinidade que se seguiu após o levante de 1935. A obstinação dos comunistas em sua luta junto à classe operária os impelia a se reorganizar, e foi assim na chamada Conferência da Mantiqueira, que clandestinamente reuniu delegados de todo o país para dar continuidade à organização partidária em nível nacional. Porém, seus militantes não teriam muito tempo de vida legal, pois logo serão surpreendidos com as cassações em 1948 e a volta à clandestinidade, perda de todos os mandatos parlamentares e repressão.
A história do Partido tornou-se uma saga de vitórias e derrotas, contudo, sempre encontrando forças que mantivessem sua vigência, sendo o mais antigo partido em atividade no Brasil. Assim, dessa forma, a reconstrução do Partido chega até nosso dias, quando decidimos estar com aqueles que lutam até a vitória, comemorando os cem anos da primeira revolução que edificou o poder dos sovietes, sob a direção revolucionária de operários, camponeses e soldados e da juventude.
Comemoramos lutando, pois, enquanto no Brasil 17,6 milhões de crianças vivem ainda em precárias habitações, onde a corrupção capitalista saqueia a população, e a repressão volta-se contra esse mesmo povo, os comunistas estarão na luta junto aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros e solidários com todos os povos do mundo que enfrentam as guerras imperialistas e a barbárie da sociedade burguesa.
Vida longa aos que lutam! Viva o PCB! Viva o socialismo, rumo ao comunismo!
*É membro do Comitê Central do PCB.