LIBERDADE PARA JONATAS!

imagemPCB de Pernambuco

No dia 10 de Junho, Jonatas (o 100catraca), militante histórico da luta pelo transporte público, de qualidade e gratuito em Pernambuco, atual membro das fileiras do PCB, do Coletivo Pão e Tinta e da Biblioteca Brincante do Pina, foi preso injustamente, acusado de um crime que não cometeu.

No dia seguinte, teve prisão preventiva decretada e se encontra detido no COTEL, embora cumpra todos os requisitos determinados pela lei para responder o processo em liberdade. Além de ser primário, estudante de graduação, de curso técnico no IFPE e ter residência fixa, Jonatas participa de várias iniciativas de luta por direitos. No entanto, por ser jovem, vindo do proletariado e da periferia, o seu direito lhe foi negado, assim como de tantos outros jovens proletários do nosso país que sofrem com a política de encarceramento em massa.

Em nome da proibição das drogas, o Estado Burguês continua a travar uma guerra direcionada para prender e matar a classe trabalhadora que reside nas periferias dos centros urbanos, sobretudo a negra. Atualmente, temos 33.330 pessoas presas no Estado de Pernambuco em prisões que têm capacidade para 14 mil pessoas. Destas, 40% estão presas provisoriamente!

Além da superlotação, não há qualquer garantia dos direitos mais básicos para as pessoas em situação de cárcere! Sem ajuda externa o encarcerado passa fome, não tem acesso a medicamentos, onde dormir e o que vestir! Enquanto não conseguimos a liberdade do camarada, precisamos garantir tudo!

Estamos fazendo entregas semanais de mantimentos e precisamos da solidariedade de todos/as que se sensibilizem com esta prisão política para não deixar faltar pelo menos o básico a Jonatas. Quem puder contribuir, estamos dispondo a chave pix: liberdadeparajonatas@gmail.com. Se não puder, ajude a divulgar essa denúncia/campanha de solidariedade ao nosso camarada compartilhando, curtindo e comentando!

Liberdade para Jonatas!

Pela descriminalização do uso de todas as drogas!

Contra a política encarceradora do Estado capitalista.

Comitê Regional do PCB-PE

Categoria
Tag