Livro PCB 100 anos de histórias e lutas

JOSÉ PAULO NETTO

A resiliência do PCB (que nasceu há cem anos como Seção Brasileira da Internacional Comunista/SBIT) tem motivado incontáveis pesquisas, boa parte delas qualificadas e sempre muito diferenciadas e polêmicas. Agora, na passagem do centenário de fundação do mais antigo partido político brasileiro, um grupo de estudiosos – todos conhecidos militantes comunistas – oferece outra contribuição para uma abordagem da longa trajetória da organização que indelevelmente marcou (e continua a marcar) a sociedade brasileira.

Caracteriza o livro que o leitor terá em mãos – reunindo seis estudos focados em momentos e aspectos significativos da história do PCB – o fato de ser elaborado por pesquisadores que, ademais da sua formação acadêmica, desempenham funções dirigentes na prática política da organização comunista. Assim, o seu contributo à história do partido expressa não só um esforço de recuperação da trajetória factual do partido como, ainda, a autoimagem que dele se procura (re)constituir.

Antônio Carlos Mazzeo, conhecido analista da história do Partido, apresenta aqui uma sinopse das condições nas quais nasceu a organização e uma síntese do seu evolver (dificuldades e avanços) até o levante de 1935. Muniz Ferreira, historiador atento, cuida do período que vai de 1935 a 1947, em que o partido é quase destruído, se reconstrói, ganha força de massa e é compelido à clandestinidade pelo governo reacionário de Dutra. Milton Pinheiro e Sofia Manzano, com a competência que lhes é própria, tratam da complexa quadra que vai de 1947 ao golpe de 1964. Os anos da ditadura que oprimiu os brasileiros de 1964 a 1984 são o objeto da pesquisa de Ricardo Costa e Marta Barçante. O arguto ensaio de Heitor César analisa o lapso temporal de 1984 a 1992. E o trabalho final, de Edmilson Costa, resgata o processo de reconstrução partidária que se estende de 1992 ao mais recente congresso do PCB.

O empenho analítico deste esforço coletivo, escorado em boas bibliografia e documentação, demonstra a consciência dos intelectuais/militantes comunistas acerca da necessidade de continuar esclarecendo a história do seu partido para operar melhor no presente e contribuir para abrir o caminho ao futuro daqueles que apostam na alternativa socialista. E mostra que essa consciência, ainda que não seja suficiente, é indispensável para fazer avançar o projeto daqueles que, em março de 1922, tiveram a coragem desfraldar a generosa bandeira vermelha nas terras brasileiras.

Penso que este conjunto de textos deve ser objeto de leitura e reflexão – não só por comunistas, mas por todos aqueles que, como observava Mário de Andrade, têm presente que a história não é exemplo: antes, é lição.

Sumário

Prefácio | Mauro Iasi

Das Primeiras Lutas do Proletariado Brasileiro pela Democracia Popular ao Levante da ANL de 1935 | Antonio Carlos Mazzeo

A Política do PCB no Período 1935-1947 | Muniz Ferreira

O PCB, entre a “União Nacional” e a Representação de Classe (1947/1964) | Milton Pinheiro e Sofia Manzano

O PCB na Luta Contra a Ditadura de 1964-1985 | Ricardo da Gama Rosa Costa e Marta Maria Barçante Pires

Anos 1980: Caminhos e Descaminhos do PCB Crise, Cisões, Rupturas e Continuidades | Heitor César Ribeiro

30 Anos da Reconstrução Revolucionária do PCB | Edmilson Costa

Compre pelo link: https://lutasanticapital.com.br/products/pre-venda-partido-comunista-brasileiro-100-anos-de-historia-e-lutas