Em greve trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação

imagemBrasília, 14 nov (Prensa Latina)

Trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) declararam-se em greve diante da negativa dessa entidade pública de discutir um reajuste salarial e, também, de tê-los ameaçado com a retirada de direitos previstos no acordo coletivo.

Jornalistas e trabalhadores da rádio da EBC denunciaram também casos de censura, perseguição política e ameaças por parte da direção do organismo, à frente da qual o presidente Michel Temer colocou, a partir de maio do passado ano, Laerte Rímoli, ex-diretor de Comunicação da Câmara dos Deputados.

A paralisação, disse a Rede Brasil Atual, é resultado da intransigência da EBC nas negociações, pois em oito reuniões celebradas não apresentou nenhuma proposta para as chamadas cláusulas econômicas, como vales para alimentação e ajudas para guarderías e pessoas com incapacidade.

Enquanto os trabalhadores cederam em diversos pontos para poder avançar e preservar o acordo coletivo de trabalho anterior, a EBC mal transigiu pontualmente em sua proposta, que avança em detrimento de direitos conquistados.

Uma das primeiras decisões adotadas por Temer ao assumir com caráter interino a Presidência da República em maio de 2016 foi destituir ilegalmente o jornalista Ricardo Melo como diretor-presidente da EBC e substituir por um homem de sua confiança.

Rímoli dirigiu a área de Comunicação da Câmara dos Deputados, respondendo a um convite do então titular dessa Casa, Eduardo Cunha, que cumpre uma condenação a mais de 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas.

Anteriormente, foi assessor de imprensa do Ministério de Comunicação durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e coordenador da campanha eleitoral de Aécio Neves (Partido da Social Democracia Brasileira, PSB) para as eleições de 2014.

Com sede nesta capital e filiais em Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Sul, a EBC gerencia a TV Brasil, TV Brasil Internacional, a Agência Brasil, o portal EBC, a Radioagência Nacional e o Sistema Público de Rádio, composto por oito emissoras.

lma/mpm/bj/gdc

http://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=12176&SEO=em-greve-trabalhadores-da-empresa-brasil-de-comunicacao

Categoria
Tag