Vitória de Trump: redução de impostos para beneficiar os ricos
OLHAR COMUNISTA – 25/11/2017
O governo Trump obteve uma importante vitória no plano interno com a aprovação, na Câmara dos representantes, por 227 votos a 205, do projeto de reforma fiscal que reduz a cobrança de impostos, mesmo com a oposição de toda a bancada do Partido Democrata e com 13 votos contrários de deputados republicanos. O projeto segue, agora, para o Senado.
Sob a alegação, inspirada no pensamento liberal, de que vai incentivar a economia, a redução beneficia as empresas, as camadas médias de alta renda e os ricos, além de limitar a capacidade do Estado de financiar áreas como Seguridade Social, Educação e Saúde e de realizar investimentos para promover o crescimento econômico. Prevê-se um aumento do déficit público em cerca de cerca de 1,5 trilhões de dólares. Com as novas regras, as empresas de Trump economizarão vinte milhões de dólares em impostos.
Mesmo com crescimento econômico, a redução de impostos e suas consequências debilitam as garantias trabalhistas sociais e tendem a aumentar a desigualdade na sociedade norte-americana, acirrando, assim, a luta de classes naquele país.