100 anos do PCA: viva a luta dos comunistas argentinos!

100 anos do PCA: viva a luta dos comunistas argentinos!O Partido Comunista da Argentina comemora seu centenário de fundação no dia 06 de janeiro de 2018. Nesse dia, os militantes, amigos e simpatizantes do PCA estarão reunidos no salão Verdi, mesmo local onde se deu sua fundação.

O Secretário Geral do PCA, camarada Víctor Kot, ressaltou que “a celebração do centenário do Partido se realiza no mesmo cenário onde foi fundado, no calor das lutas dos trabalhadores, dos estudantes, das lutas populares do final do do Século XIX e começo do século XX, e nos reconhecemos nos protagonistas da Semana Trágica, na Patagonia Rebelde, na Reforma Universitária, nas grandes greves dos trabalhadores da Forestal, inseridos no Cordobazo, no sangue dos primeiros desaparecidos do país, os militantes comunistas Carlos Antonio Aguirre e Juan Ingalinella; na luta dos aposentados e na Mesa Coordenadora, na resistência às ditaduras, ao “Triplo A” (Aliança Anticomunista Argentina) e à repressão.

Para Kot, o PCA chega aos primeiros 100 anos de história enfrentando a maior crise conhecida na história do capitalismo e, na Argentina, enfrentando um verdadeiro governo da classe burguesa, frente ao qual vem crescendo o mal-estar social, razão das numerosas marchas contra as políticas de ataque aos direitos da classe trabalhadora é do povo. O PCA tem, como tarefa central e de alta complexidade, a construção de uma alternativa política e social a mais ampla e unitária possível, capaz de enfrentar com êxito as políticas de ajuste, entrega e repressão. Para ele, nessa tarefa os e as comunistas estão comprometidos e devem redobrar seus esforços.

O Partido Comunista Brasileiro – PCB – saúda a todos os militantes do Partido Comunista Argentino nessa comemoração, desejando aos camaradas força e coragem para enfrentar os desafios que se apresentam nesses tempos difíceis, entendendo que é necessário, mais do que nunca, apontar para o trabalho internacionalista solidário, para a denúncia e o combate ao fascismo e ao capitalismo, para a integração das lutas dos trabalhadores e setores populares, com vistas à construção revolucionária do Socialismo.

Viva os 100 anos do Partido Comunista da Argentina!
Viva o Internacionalismo Proletário!
Viva o Socialismo!

06 de Janeiro de 2018
PCB – Partido Comunista Brasileiro