Formando quadros para a batalha das comunicações
Com a presença de 15 Estados e cerca de 50 participantes, foi realizado no Rio de Janeiro, de 20 a 21 deste mês, o Seminário Nacional de Agitação e Propaganda do Partido Comunista Brasileiro (PCB). O evento teve como objetivo criar uma rede nacional de comunicação do Partido, formar quadros na área de comunicações geral e comunicação digital, bem como qualificar os militantes nas mais variadas técnicas das tecnologias da informação, de forma a que possam atuar de maneira mais qualificada e organizada na batalha diária das comunicações.
Composto de militantes do PCB e dos coletivos partidários, escolhidos pelos Comitês Regionais e pela Comissão Nacional de Comunicação e Agitação e Propaganda, entre os camaradas que já desenvolviam atividades de agitação e propaganda em seus Estados, o Seminário contou com mesas teóricas e oficinas práticas. No primeiro dia debateu-se o papel da agitação e propaganda na contemporaneidade e o papel dos meios de comunicação na luta pela hegemonia na sociedade capitalista, além de realização de oficinas sobre infraestrutura digital, websites, apps e mídias sociais, bem como a elaboração de boletins, panfletos e jornais. No segundo dia, continuaram as oficinas de webdesign, padronização de linguagem, elaboração de materiais nas diversas áreas de comunicação, utilização dos equipamentos de informática e mídias audiovisuais.
Ao final do evento, realizou-se uma plenária de balanço, com a criação de grupos de trabalho para atuação nas áreas de produção de audiovisual, design e ilustração, redação e fotografia, marketing revolucionário. Realizado com grande êxito, o Seminário foi o primeiro passo na construção de uma rede nacional de comunicação do PCB, a partir da qual toda a nossa militância, do Acre ao Rio Grande Sul, terá condições de participar desse grande projeto de construção de uma mídia contra-hegemônica para atuar na luta de classes em nosso país.
Comissão Nacional de Comunicação e Agitação e Propaganda