Destruição ambiental em favor do lucro

imagemO desenvolvimento capitalista destrói o meio ambiente para obter seus lucros

KNE – Juventude Comunista da Grécia

A Juventude Comunista da Grécia (KNE) fez uma mobilização, na terça-feira, 27 de agosto, na Praça Syntagma (em frente ao parlamento grego), contra o desastre ambiental que está ocorrendo na Amazônia. O objetivo da mobilização foi conscientizar o povo, seguindo-se um protesto diante da embaixada brasileira.

Conforme declarado em um comunicado do Gabinete de Imprensa da KNE:

“A enorme catástrofe que se desenvolve na região amazônica, o ecossistema corretamente chamado de ‘pulmão’ da Terra, prova mais uma vez, da maneira mais trágica, que o capitalismo, com a busca incansável de lucros por grandes grupos negócios, está causando enormes desastres no planeta!

O desastre na Amazônia está diretamente relacionado à política antiambiental do governo reacionário brasileiro de Jair Bolsonaro, que concede a área a ser explorada pelas multinacionais para biocombustíveis, produção agrícola, mineração e extração de madeira, algo que os governos anteriores – inclusive os governos socialdemocratas de Lula e Dilma – começaram a fazer.

A “sensibilidade” dos governos da UE e do G7 é hipócrita, pois as contradições entre eles dizem respeito, entre outras coisas, à exploração da Amazônia, que é a maçã da discórdia entre os grandes grupos empresariais, ao mesmo tempo em que tudo se faz para que o Acordo UE – Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai) seja lançado e ativado, o que fortalece sua ação.

Nesta “luta” hipócrita, também estão envolvidos o governo do ND e do SYRIZA, quando ambos têm uma enorme responsabilidade pelos grandes desastres ambientais, como o incêndio de Mati e as inundações de Mandra, que custam centenas de vidas, os incêndios em Peloponisos e em Evia, o abandono planejado de áreas verdes, parques (por exemplo, Tritsi Park) etc. com um objetivo aparente de privatização. Sua “lei” é a política “incendiária” que considera “custo” proteger a vida das pessoas, mas vê como “benefício” o reforço dos monopólios.

A proteção do meio ambiente é um problema que diz respeito à própria vida das pessoas e dos jovens! É por isso que não pode ser deixado para os exploradores responsáveis pela situação em que vivemos, mas pode se tornar um elemento da luta para derrubar esse sistema e aqueles que o servem!

Mobilizações semelhantes foram realizadas na quinta-feira, 29 de agosto, em toda a Grécia.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte:
https://inter.kke.gr/es/articles/El-desarrollo-capitalista-destruye-el-medio-ambiente-para-obtener-ganancias/