Solidariedade à ocupação indígena Tapuia-Paiacú

imagemComitê Regional do PCB do Rio Grande do Norte

No último domingo, dia 19 de janeiro, o Partido Comunista Brasileiro esteve presente na ocupação indígena dos Tapuia-Paiacú, localizada na Chapada do Apodi, a 340 km da capital do Rio Grande do Norte, em atividade de solidariedade e luta.

A ocupação, que ocorre em território tradicionalmente ocupado pelo Povo Indígena Tapuia-Paiacú, teve início nos últimos dias do ano de 2019, tendo em vista a proximidade do período de plantio, bem como o esgotamento de um longo período de diálogos frustrados com o poder municipal e estadual. A ocupação tem sido organizada na perspectiva da construção de uma aldeia indígena para congregar as famílias indígenas Tapuia-Paiacú que atualmente encontram-se dispersas pela cidade de Apodi. O objetivo é que tenham a possibilidade de realizar os seus plantios familiares e fortalecer a identidade cultural indígena.

Ao longo do dia, com grande receptividade, carinho e presteza, o PCB foi apresentado ao novo prédio que abrigará a Sede Cultural Tapuia-Paiacú e o Museu do Índio Luiza Cantofa. Em seguida, o Partido conheceu o espaço da ocupação indígena, tanto na área que os indígenas têm se reunido, planejado suas ações, descansado e promovido suas ceias coletivas, quanto também no espaço da ocupação onde está sendo construída as moradias e as áreas de plantio. O PCB teve a honra de participar do momento histórico de fundação da Aldeia Indígena Boán Paiacú.

No diálogo político, além da discussão em torno de alguns elementos da conjuntura local e nacional, observando a hegemonia das classes dominantes contrárias aos direitos dos povos indígenas, o PCB destacou a relevância daquela ocupação como resultado do processo de fortalecimento da organização política dos indígena daquela região, assim como assinalou a legitimidade e a importância estratégica da ocupação como um instrumento fundamental de luta.

O PCB reitera a sua solidariedade na luta dos povos indígenas por suas terras. Reafirmamos a nossa disposição de cerrar fileiras junto aos Tapuia-Paiacú e o conjunto dos povos indígenas.

Viva a Aldeia Indígena Boán Paiacu!

Viva a luta dos povos indígenas!

Demarcação Já!

Confira as fotos no link: https://www.facebook.com/PCBNATALRN/posts/2822646394462449/