61 anos da Federação de Mulheres Cubanas

imagemEM CELEBRAÇÃO AO 61º ANIVERSÁRIO DA FEDERAÇÃO DE MULHERES CUBANAS!

O Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro celebra o sexagésimo primeiro aniversário da Federação de Mulheres Cubanas (FMC), exemplo vivo e rico da força das mulheres no processo de continuidade da gloriosa Revolução Cubana.

Num mundo onde as contradições da vida se encontram cada vez mais acirradas, as mulheres cubanas constroem um futuro digno e revolucionário, consolidando o socialismo na ilha caribenha e fortalecendo as condições materiais que fazem com que Cuba seja a nação onde mais de 50% do parlamento seja formado por mulheres, que representam mais de 60% dos quadros profissionais e técnicos do país, constituindo a maioria nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento tecnológico.

Esta é a continuidade histórica do legado das guerrilheiras que impuseram, por meio de árdua luta, uma das grandes derrotas ao imperialismo no mundo, com gigantes logros como a alfabetização massiva do povo na ilha socialista. Graças à organização da FMC, as mulheres participam ativamente da vida econômica e política, bem como impulsionam a revolução e seus triunfos.

A FMC é um grande instrumento da história (e do futuro) das mulheres trabalhadoras, que seguem na vanguarda da construção do socialismo, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos que são colocados pelos senhores do velho mundo:

“[…] frente a esse bloqueio, nós, mulheres, engrandecemos. Enfrentamos [o bloqueio] porque somos da estirpe de Mariana Grajales, de Célia Sanchez, de Vilma Espín, e não vamos parar. Nossos princípios são revolucionários, seguimos abraçando a bandeira do socialismo, da revolução cubana, e nada vai nos deter.” – Elpídia Moreno Hernández, dirigente da FMC.

MULHERADA QUE OUSA LUTAR!
CONSTRÓI O PODER POPULAR!
VIVA A REVOLUÇÃO CUBANA!
PELO PODER POPULAR,
RUMO AO SOCIALISMO!

Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro

Filiado à Federação Democrática Internacional das Mulheres