GREVE DOS ESTUDANTES NA UNIFESP DE GUARULHOS!

No último dia 22, durante a assembleia de alunos da UNIFESP foi decidida a PARALISAÇÃO DOS ALUNOS para reivindicar melhores condições de moradia, transporte, infraestrutura e representatividade dentro da instituição.

A Universidade Federal do Estado de São Paulo instalou seu campus de Humanas no Bairro dos Pimentas no ano de 2007, um imóvel foi cedido pela Prefeitura de forma provisória para a instalação do campus com a promessa – feita pela UNIFESP – da construção do prédio definitivo o quanto antes.

No ano de 2012, com os cursos de Filosofia, Letras, Ciências Sociais, História, Pedagogia e História da Arte, com um número maior de cursos que no início do campus e aumento no número alunos a cada ano, permanecemos no prédio provisório, com algumas medidas paliativas, como a construção de um bloco anexo e ainda assim, por conta da falta de salas para aulas e outras atividades, utilizamos salas da unidade do CEU Pimentas, ao lado do campus, salas que deveriam ser usadas pela comunidade do Pimentas. Repudiando totalmente esta utilização indevida do CEU, os estudantes da UNIFESP exigem da instituição O FIM DAS AULAS NO CEU E A CONSTRUÇÃO DE UM PRÉDIO DEFINITIVO que forneça a estrutura necessária para a formação com qualidade, oferecendo biblioteca, laboratório de informática, restaurante universitário de qualidade, com preço acessível e aberta a população.

Na atual estrutura da UNIFESP, a Prefeitura de Guarulhos faz o pagamento dos funcionários responsáveis pela limpeza, segurança e manutenção do campus e a própria prefeitura irá alugar o imóvel para a utilização da universidade. Nós, alunos, reivindicamos a AUTONOMIA DA UNIFESP em relação à administração municipal.

Somente no campus de Guarulhos, temos mais de 2000 alunos vindos de diversas localidades, inclusive de outros estados, em busca de um ensino público e de qualidade, parte desses alunos, optam por morar nas proximidades da universidade, intensificando cada dia mais o aumento no valor dos aluguéis e do custo de vida em geral. Reivindicamos da reitoria o comprometimento em oferecerMORADIA ESTUDANTIL GRATUITA.

Temos muitos alunos que moram ou trabalham na cidade de São Paulo/Grande São Paulo e que utilizam as linhas de ônibus disponíveis, sobrecarregando ainda mais um sistema que já se apresenta precário. Os alunos da UNIFESP exigem MELHORIAS NO TRANSPORTE PÚBLICO com mais opções de linhas de ônibus intermunicipais vindas do metrô Itaquera e de outras estações, que circulem regularmente beneficiando toda população da região.

Apesar das dificuldades apresentadas, os alunos e professores realizam atividades em conjunto com os moradores, como cursinho pré-vestibular para alunos da rede pública, atividades corporais (dança, capoeira, etc.) atividades junto aos alunos do CEU e convidamos a todos os moradores do Bairro dos Pimentas que conheçam a nossa universidade e apoiem a luta dos estudantes da UNIFESP, pois queremos que ocorram melhorias dentro da universidade mas o conhecimento tem que ser construído fora dos muros.

A UNIFESP É DOS PIMENTAS! Visite, frequente, conheça!

http://encontrodeculturaterralivre.blogspot.com.br/2012/03/greve-dos-estudantes-na-unifesp-de.html

Categoria