Dólar bate R$ 2

 


Na tarde desta segunda, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o aumento do preço do dólar “não preocupa o governo”. Para Mantega, “o dólar alto beneficia a economia brasileira porque dá mais competitividade para os produtos brasileiros. A indústria brasileira pode competir melhor com os importados, que ficam mais caros, e pode exportar mais barato”.

Questionado pela imprensa sobre a existência de um “teto”, dentro das avaliações governamentais, para o preço do dólar, o ministro disse que a moeda vai flutuar de acordo com o mercado e que o governo “nunca estabeleceu nenhum parâmetro para o dólar”.

É justamente aí que mora a fonte do problema. A fala de Mantega expressa, em última análise, que a cotação do Real, a moeda brasileira, é determinada pelo Fed norte-americano. É prova, ainda, que o Estado brasileiro capitaneado pelo PT continua abrindo mão do câmbio como parte de sua política econômica em um período de aguda crise do capitalismo, em um momento de crise do Euro e de forte atividade política chinesa com sua moeda, o Yuan.

Enfim, estamos nas mãos do “Deus Mercado” justamente quando ele mostra ser o verdadeiro capeta para a humanidade!