Sobre o atentado à creche em Blumenau SC

O Partido Comunista Brasileiro em Blumenau se solidariza com as famílias das vítimas do atentado ocorrido na creche Cantinho Bom Pastor no dia de ontem (05/04). O ataque tirou a vida de quatro crianças e feriu outras cinco. O caso aconteceu poucos dias depois do assassinato de uma professora na cidade de São Paulo e de uma tentativa frustrada de ataque realizada por um jovem neonazista a uma escola também em São Paulo.

Não se trata, portanto, de um fato isolado, mas de um movimento que vem crescendo e se fortalecendo a partir da desintegração social promovida especialmente durante o governo Bolsonaro, que ficou marcado pelo avanço do fascismo e pelo incentivo a uma cultura de ódio e violência. Este cenário é ainda mais grave em Santa Catarina, estado do Brasil com o segundo maior número de células neonazistas, de acordo com a pesquisadora Adriana Dias, e que tem marcado presença na mídia nacional há alguns meses devido a investigações sobre grupos neonazistas, inclusive com articulação internacional.

Este ataque escancara não apenas o quanto o Estado precisa avançar no combate às redes virtuais de disseminação de ódio e violência e na prevenção deste tipo de ações, como também expõe as consequências inevitáveis desta perigosa combinação de conservadorismo moralista, individualismo extremado e competição capitalista.

Deste doloroso luto que nossa cidade está vivenciando, precisamos tirar as lições para combater esta chaga pelas suas raízes. Tanto no sentido de criar as condições para que possamos ter maior segurança nos espaços de educação de nossas crianças, como também para a formação de seres humanos dotados de sentimentos de empatia, solidariedade, senso de comunidade e respeito ao diferente. Estas condições jamais poderão ser plenamente atingidas enquanto nossas vidas forem regidas por um sistema baseado na exploração do homem pelo homem, que premia os opressores e pune os oprimidos e que estimula a competição de todos contra todos.

Superar o capitalismo é a única forma de garantir um futuro digno para as nossas crianças.

QUE O LUTO DE HOJE SE TRANSFORME NA LUTA DE AMANHÃ!