O PCB e as eleições municipais no Rio

Nota Política do PCB-RJ sobre as eleições para a Prefeitura do Rio de Janeiro

Nós, comunistas, compreendemos os limites do processo eleitoral na democracia burguesa, sabemos que as mudanças que almejamos não nascerão somente desse espaço, mas reconhecemos a importância de participar do processo, apresentando nosso programa e nossas bandeiras de luta, combatendo a onda direitista autoritária, antipopopular e neoliberal que ganhou tanto espaço nos últimos anos.

Vamos lutar não somente contra as privatizações, mas sobretudo por estatizações, necessárias para garantir mínimas condições dignas para a nossa classe, como exemplo o setor de Transportes. Vamos nos empenhar em elaborar um programa que mobilize a classe trabalhadora e colabore com seu processo de auto organização, independência e autonomia política, construindo as condições para avanços e conquistas para a melhoria de suas condições de vida, trabalho e participação política.

Por isso, nesse processo apresentamos nosso programa e nossos pré-candidatos a vereadores, e nos somamos à pré-campanha do companheiro Tarcísio Motta, deputado Federal do PSOL RJ – uma pré-candidatura que assumiu o lado dos trabalhadores e das trabalhadoras, se propondo a ser um espaço de diálogo entre progressistas, socialistas e comunistas, agregando bandeiras e programas que tenham, no centro de seus interesses, as pautas da classe trabalhadora carioca. Uma pré-candidatura que se colocará tanto na oposição e no combate sem vacilação contra a extrema direita fascista, mas também na oposição à atual prefeitura, que enfatiza a realização de megaprojetos, visando atender privilegiadamente os empresários e os interesses privados em geral.

Nessa eleição devemos cerrar fileiras nas duas frentes de batalha, contra o neoliberalismo e contra a extrema direita e buscaremos, através da pré-campanha do companheiro Tarcísio e de nossos vereadores, apresentar uma alternativa dos comunistas para o Rio de Janeiro, um programa anticapitalista, um programa de lutas voltado para os interesses das camadas populares, que aponta para a construção do Poder Popular.

Vamos interagir com a pré-campanha majoritária e buscar, na pré-campanha para a vereança, ocupar todos os espaços políticos que se abrem no período eleitoral.

No dia 06/08 às 18h o PCB apresenta ao povo do Rio de Janeiro seus pré-candidatos a vereador!
A bancada comunista pra mudar o rumo do Rio!
Vem com a gente! Pelo Poder Popular!