Setor de energia entra em crise



As razões para os apagões estão na falta de investimentos em geral e, principalmente, na falta de manutenção do sistema de proteção da rede. O acionamento das termoelétricas, movidas a óleo combustível e gás, se deve ao nível atual, extremamente baixo, dos reservatórios das usinas hidroelétricas. Parte das termoelétricas não pode entrar em operação, também por falta de manutenção.

O quadro reflete a forma como vem se desenvolvendo o setor de energia no Brasil, em grande parte privatizado, um negócio como outro qualquer, onde o lucro é perseguido no curto prazo. O setor não tem planejamento estratégico adequado e investimentos públicos na proporção necessária. Os problemas se devem, também, à falta de preocupação e ação do Estado contra o desmatamento, uma das causas da redução do volume de água dos rios que abastecem as usinas.

O setor elétrico, fundamental para a economia e o bem-estar, não pode pautar-se pelo mercado. Deve, ao contrário, ser de caráter público, apoiado por um projeto de desenvolvimento voltado para as maiorias, para a inclusão, para a igualdade social.