Caros Camaradas do PCB
Tomamos conhecimento da morte do camarada Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro mundialmente conhecido. A França possui em torno de vinte de suas obras, em especial a sede do Partido comunista em Paris (1965), edificada quando este Partido ainda era comunista.
Guardaremos, além de sua imensa obra arquitetônica, o homem, o militante comunista que nunca desertou, que nunca se calou, que dizia: “Eu nunca me calarei. Eu nunca esconderei minhas convicções comunistas”. Guardamos também que Niemeyer, a pedido de Anita Prestes (membro do comitê de honra do Comitê Honecker de Solidariedade internacional, fundado por militantes franceses majoritariamente membros do PRCF), defendeu Honecker e os comunistas alemães perseguidos no momento em que todos os oportunistas lhes viravam as costas.
Niemeyer militou no PCB desde sua juventude e se manteve sempre fiel ao Partido Comunista Brasileiro. Era amigo de Carlos Prestes (herói e fundador do PCB), toda sua vida e seu trabalho foram orientados dentro da defesa das ideias comunistas; suas seiscentas obras no mundo são testemunho de seu humanismo. Ele, o construtor de Brasília, que dizia: “Eu entrei no Partido [comunista] e lá permaneci […]. É preciso conhecer antes de tudo a vida dos homens, sua miséria, seu sofrimento, para verdadeiramente fazer arquitetura”.
Nosso camarada Ivan Pinheiro, Secretário Geral do PCB, declarou: “Niemeyer foi um símbolo dos comunistas no Brasil”.
Oferecemos à família do camarada Oscar Niemeyer, aos seus camaradas, ao camarada Pinheiro e a todo o PCB a nossa fraternal solidariedade.
Nós, comunistas do Pólo de Renascimento Comunista na França, saudamos este homem que deu o exemplo da fidelidade ao seu ideal comunista, preparando assim o futuro de seu país, saudamos o patriota e o internacionalista, saudamos nosso camarada que foi, ele também, um “cavaleiro da esperança”.
Recebam, Caros Camaradas, a saudação fraternal dos comunistas da França.
Georges Gastaud, Secretário Nacional do PRCF,
Antoine Manessis, Secretário da Comissão Internacional do PRCF.