No Brasil, denúncias de violações aos direitos humanos cresceram 77%



De janeiro a novembro, o Disque Direitos Humanos realizou 234.839 atendimentos, dos quais 155.336 (66,1%) foram denúncias. No mesmo período de 2011, o número ficou em 87.764. Houve aumento em todos os estados e áreas temáticas: crianças e adolescentes, idosos, população LGBT, pessoas com deficiência, moradores de rua, e outros.

Crianças e adolescentes são as principais vítimas das violações de direitos humanos no país, representando 77% das denúncias feitas. Já na comparação com os números de 2011, o maior aumento (199%) no número de denúncias ocorreu no grupo dos idosos.

Os tipos de denúncias de violação de direitos humanos de crianças e adolescentes são negligência (68%), violência psicológica (49,2%), violência física (46,7%) e violência sexual (29,2%). A soma supera 100% porque uma mesma denúncia pode conter vários tipos de violação de direitos humanos. Por cor, as principais vítimas são pretos e pardos (61%).

Na categoria outros (que agrupa violações de populações quilombolas, ciganos, índios, além de violação policial e tortura), a maioria das denúncias também foi por negligência (61,7%). Donde podemos concluir: a pesquisa, que já apresenta dados alarmantes, está subnotificada. basta conhecer o dia-a-dia das ações policiais em todo o país para saber disso. Ao que este Olhar Comunista pergunta: quem confia no Estado para denunciar as ações policiais???