Metalúrgicos em greve



O tráfego na Rodovia Presidente Dutra foi interrompido pela manhã. Pneus foram queimados e faixas foram exibidas pedindo intervenção  do governo para impedir as demissões.

A montadora alega que, dado o fechamento do setor de MVA (Montagem de Veículos Automotores), no ano passado, há, hoje, 1.840 trabalhadores ociosos na fábrica de São José. No ano passado, um acordo foi negociado, e 779 empregados foram colocados em licença remunerada. A GM lançou um programa de demissão voluntária, e 700 operários continuam trabalhando  na linha de montagem do Corsa Classic, que será desativada.

Além dos aspectos ligados à decisão empresarial de lançar novos produtos ou tirar da produção produtos existentes, gerando ondas de contratações e demissões, característicos da estrutura capitalista, está claro o esgotamento da política de incentivo à compra de automóveis pela redução de impostos, e a falta de um projeto de desenvolvimento industrial mais abrangente, capaz de gerar novos e melhores empregos e de uma política que garanta os direitos básicos dos trabalhadores, como o direito ao trabalho, para todos.