Exigimos punição
Aliás, um parêntesis: seria bom esses petistas, os que restaram nos movimentos sociais, terem uma conversa com Mercadante, Dilma e Paulo Bernardo, que só abrem a boca para elogiar a grande imprensa e encher o bolso desta de isenção fiscal e publicidade oficial. Fica parecendo discursos de cínico ou inocente útil (“bucha” mesmo…)
Voltando: segundo Paulo Sérgio Pinheiro, coordenador da Comissão Nacional da Verdade, o colegiado também vai recomendar que o Brasil siga decisões de cortes internacionais; inclusive a que cobra punição relativa ao Araguaia. Uma Comissão que seja realmente “da Verdade” precisa embasar processos criminais contra torturadores, assassinos e seus financiadores, como o falecido dono da Folha de S. Paulo, bajulado na semana passada pelo ministro petista da Educação, e seus superiores, como os dois ex-presidentes elogiados em público por Lula.
Segundo Pinheiro, no relatório final da comissão deverá haver recomendações para que o Brasil respeite uma decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos que questiona a validade da Lei de Anistia. Esse “deverá haver”, entretanto, demonstra covardia. É mais que necessário que a comissão diga claramente que o Brasil deve anular a lei da Anistia e começar a colocar atrás das grades os agentes da repressão, como nossos países vizinhos vem fazendo.
Hoje, e sempre, exigimos verdade e justiça! Jamais esqueceremos!