Ministro quer ampliar terceirização
A estapafúrdia proposta de Dias foi divulgada pelo diário O Globo, a quem Dias afirmou que “o recurso da terceirização já está generalizado”. Confirma-se a velha lógica do “depois que abriu a porteira…”.
Os trabalhadores devem estar atentos a essa possibilidade – e lutar contra ela. Trata-se de inequívoco processo patrocinado pelo Palácio do Planalto para a precarização das condições de trabalho no país, que gera inclusive a situação de trabalhadores terceirizados das sedes de ministérios em Brasília ficarem sem o recebimento de seus salários.
A terceirização tem resultado ainda em elevado número mortes de trabalhadores nos setores elétrico e petrolífero (no setor elétrico, por exemplo, a incidência de morte entre os terceirizados é quatro vezes maior do que as ocorrências entre os funcionários das concessionárias).
É esse modelo que o ministro pretende disseminar por todos os setores da economia, em todos os segmentos e níveis das empresas. É o governo do PT, fazendo de tudo pelo lucro do patronato…