Homenagem a Ophélia do Amaral Botelho, a primeira mulher vereadora de São José do Rio Preto (SP), pelo PCB

No dia 7 de março a Câmara Municipal de Monte Aprazível, interior de São Paulo, realizou uma sessão solene em homenagem as mulheres que já ocuparam o cargo legislativo da casa. Em comemoração ao dia Internacional da Mulher estavam presentes na sessão todos os atuais vereadores, o prefeito Mauro Vaner Pascoalão, ex-vereadoras e munícipes em geral.

A homenagem maior, no entanto, aconteceu para a primeira vereadora mulher do município, Ophélia do Amaral Botelho, eleita em 1947 pelo PCB e que teve seu mandato cassado quando o partido entrou na ilegalidade no ano seguinte. Nascida em São José do Rio Preto em 1915 formou-se professora, exercendo o magistério nas cidades da região. Com a cassação dos mandatos em 1948, Ophélia se afastou da vida pública.

Foi solicitada a presença da base do PCB de São José do Rio Preto no evento e também do filho de Ophélia, nosso camarada Galileu Botelho, que também discursou na tribuna com uma belíssima mensagem em homenagem a sua mãe, lembrando os valores que ela defendeu até o fim de sua vida.

Valter de Lucca, secretário político da base, discursou na tribuna e lembrou um pouco a história do mais de 90 anos do partido, das perseguições, injustiças sofridas, mas principalmente do compromisso assumido por nós comunistas na busca pela emancipação humana.

Assim como ocorreu com Ophélia, outras dezenas de camaradas perderam seus mandatos de vereadores, deputados e senadores na época e mesmo assim não desistiram da luta, outros anos de chumbo ainda estariam por vir, militantes foram sumariamente acossados, torturados, presos e exilados, contudo, continuamos acreditando no socialismo como única alternativa ao avanço desumanizador do capital, erguemos alto nossa bandeira vermelha e reforçamos a cada dia nossas fileiras de militantes forjados na luta. O exemplo daqueles que já se foram fortalece a cada dia nossa certeza no caminho escolhido.

CAMARADA OPHÉLIA DO AMARAL, PRESENTE!

Categoria