Da vitória em “Loma de Miranda” à luta continental pela vida
Com grande entusiasmo e solidariedade acompanhamos a luta na República Dominicana pela defesa das montanhas, a água e a vida em Lomas de Miranda, ante o quase consumado perigo de exploração mineral, por parte de uma transnacional, com o aval servil do governo e instituições, que estas transnacionais atraem com a maleta repleta de dólares que portam para comprar e silenciar todo o mundo.
Mais de 2 meses de luta fizeram com que o Congresso de R. D. tivesse que aprovar a demanda do povo, declarando “Loma de Miranda” um Parque Nacional. É uma vitória indiscutível de tenacidade, unidade e luta do povo dominicano, que o Presidente Danilo Medina agora pretende desconhecer e escamotear. Não temos dúvidas, estamos certos que mais cedo ou mais tarde o povo dominicano vencerá!
Da direção do MCB e de nossa Agência Bolivariana de Imprensa (ABP), nosso abraço combativo e solidário a todos (as) os (as) defensores (as) e lutadores (as) de Loma de Miranda, aos (às) habitantes destas zonas, aos (ás) jovens que se mobilizaram e acamparam em companhia das organizações ambientalistas e revolucionárias da esquerda dominicana (IR), junto a setores das igrejas de todo tipo, formando um amplo movimento de massas que enfrentou o poder transnacional e sua cúmplice aparelhagem política comunicacional. Dentro desta ampla referencia, saudamos a importante contribuição ética, moral e consequente do Movimento Caamañista (MC) e de nosso companheiro Narciso Isa Conde, que esteve desde o princípio nesta batalha e foi acampar com os jovens defensores de Loma de Miranda.
Dizemos que acompanhamos esta luta desde o princípio, pois quando Narciso esteve em Caracas em maio deste ano, nos comunicou a nova batalha que empreenderiam contra a transnacional mineira na R. D. e desta página, a ABP NOTÍCIAS foi publicando todos os comunicados, vídeos e notícias da defesa de Loma de Miranda, desde o primeiro vídeo da Assembleia onde se decidiu acampar permanentemente, até a vitória conquistada ao declarar Loma de Miranda “Parque Nacional”.
Do MCB, acreditamos importante sistematizar e socializar esta experiência de luta na R. D., pois em nossa América são muitas as FALCONDO que exploram, devastam e ameaçam a vida de nossos povos.
Precisamos articular e visibilizar muito mais as lutas que se dão no continente, como, por exemplo, na Guatemala a batalha contra a Monsanto, onde nosso camarada Miguel Ángel Sandoval “o Zurdo” nos mantém informados e o mesmo é parte da “Aliança pela vida”, no Panamá com o camarada Manuel Zarate, ou a luta no Peru e Chile contra as transnacionais mineiras extrativas. Apenas para mencionar somente alguns exemplos.
A Batalha pela vida em nossa América e o mundo é uma batalha de primeira ordem para os (as) revolucionários (as), como nos disseram nossos irmãos Fidel e Hugo Chávez. É, por isso, que a luta pela preservação do planeta não é uma luta marginal, mas no próprio centro de enfrentamento entre capitalismo depredador e o direito á vida de todos e todas.
Carlos Casanueva Troncoso
Direção Executiva
Movimento Continental Bolivariano (MCB)
Fonte: http://abpnoticias.org/index.php/editorial/1563-de-la-victoria-en-loma-de-miranda-a-la-lucha-continental-por-la-vida
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)