Sverdlov: herói da Revolução Russa
Iákov Mikháilovitch Sverdlov, filho de um artesão gravador judeu da pequena burguesia de Polts, filiou-se ao Partido Operário Social-Democrata da Rússia em 1902 e, logo a seguir, à sua fracção bolchevique, ao lado de Vladímir Lenin. Ativo protagonista da Revolução de 1905 (que ficou conhecida como o “Ensaio Geral”), destacou-se pelo seu labor de orador e agitador. Junto a Lenin, foi um dos principais protagonistas da Revolução de Outubro.
Presidente da União Soviética no período entre 1917 a 1919.
Faleceu com 34 anos, por causa de uma febre tifóide que apanhou numa viagem à Ucrânia na prévia ao XI Congresso. Mereceu as palavras de lembrança de Vladímir Lenin num ato de homenagem: “os grupos no poder puderam tão firme e unanimemente resolver questões mais difíceis, isto fica a dever-se, apenas, à presença junto deles de um organizador de talento tão excepcional como o de Sverdlov”.
Foi enterrado aos pés do muro do Kremlin em Moscou.
Em homenagem a ele, é batizado o Oblast de Sverdlovsk. Também a cidade de Ecaterimburgo mudou o seu nome pelo de Sverdlovsk, em 1924. No entanto, em 1991 e por iniciativa do bêbado traidor Boris Ieltsin, a cidade voltou ao seu antigo nome, entretanto o Oblast continua com seu nome.