A dupla moral: Chanceler venezuelana desmoraliza Macri

imagemCúpula do Mercosul:
A dupla moral: Chanceler venezuelana desmoraliza Macri (veja vídeo)

Resumen Latinoamericano/Zur, 21 de dezembro de 2015 – Encerrou-se a XLIX Cúpula do Mercosul, em Assunção, Paraguai. Além de outorgar a presidência pro tempore (temporária) do bloco ao Uruguai, o encontro mostrou claros sintomas de distanciamento entre alguns governos dentro do bloco.

No pleno da dita reunião, o presidente argentino Mauricio Macri solicitou a libertação de “presos políticos” na Venezuela e advogou por uma democracia participativa e inclusiva.

Depois, a chanceler venezuelana Delcy Rodríguez, com uma contundente resposta, ratificou que em sua nação existem poderes públicos que devem ser respeitados pela comunidade internacional e que Macri, ao defender Leopoldo López, está defendendo as manifestações violentas onde se violam os direitos civis da população, sem contar com o número de mortos que geraram ditos protestos.

A diplomata disse entender a posição do mandatário argentino, pois entre suas primeiras intenções ao ascender ao poder está a libertação de pessoas responsáveis por “torturas, desaparecimentos e assassinatos durante a ditadura” em seu país.

Acrescentou que não é possível evocar os Direitos Humanos “para defender os violentos causadores de ações de natureza terrorista e para penalizar ou criminalizar os protestos sociais”. “Se nós vamos falar de Direitos Humanos, de maneira franca como pediu o presidente Macri, temos que fazê-lo sem duplos padrões e sem dupla moral”, sentenciou a chanceler venezuelana que atuou como máxima representante do governo bolivariano logo após Nicolás Maduro desistir de participar.

Compartilhamos o vídeo do discurso da chanceler, onde se vê o presidente argentino demonstrando sua insatisfação pelo tom em que foram repreendidas suas acusações:

http://zur.org.uy/content/la-doble-moral#sthash.7FPFfxLv.dpuf

​https://vimeo.com/149752628

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/12/21/cumbre-del-mercosur-la-doble-moral-video/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)