Partido Comunista de Israel, demonstração em Israel de solidariedade ao povo egípcio

Manifestações em Israel em solidariedade ao povo Egípcio

Cerca de uma dúzia de manifestações aconteceram hoje (Sábado, Janeiro de 2011) em Israel: Jaffa, Nazaré, Shefamr, Um el-Fahem, Sakhnin, Yassif Kufr e outras localidades. Em Jaffa, cerca de 1.000 habitantes Árabes e Judeus foram às ruas para protestar contra o “fenômeno dos assentamentos Judaicos de extrema-direita” na cidade mista localizada ao sul de Tel Aviv. Mas muitos manifestantes carregavam bandeiras Egípcias e Palestinas, em solidariedade à luta do povo Egípcio por democracia e justiça social.

Matan Kaminer, carregando uma bandeira Egípcia em Jaffa

Um manifestante de esquerda, Matan Kaminer, um ex-preso político e ativista do Hadash (a Frente Democrática pela Paz e Igualdade – Partido Comunista de Israel) carregava uma bandeira Egípcia e disse que os manifestantes “precisam aprender, com o exemplo do povo egípcio, como se erguer. Talvez desta maneira a nossa luta seja bem sucedida”. Outro manifestante, Said M., acrescentou: “Tanto no Egito quanto em Israel eles estão tentando, continuamente, reprimir de maneira metódica o povo da mesma maneira. Nós apoiamos totalmente a luta do povo egípcio contra o regime corrupto no Egito”.

Centenas de manifestantes fecharam Tel Aviv enquanto incitavam saída do prefeito Ron Huldai,. Sinais feitos pelos manifestantes incluíam mensagens como “Cuidado, o prefeito apóia racistas”, “Nós não vamos abandonar Jaffa aos colonos de extrema-direita” e “Não ao apartheid”.

Os manifestantes, incluindo o membro do Hadash Knesset, Dov Khenin, uma liderança e membro do Partido Comunista, disse:.. “Nós viemos para dizer não ao racismo e aos assentamentos de forma clara. Justiça e igualdade irão derrotar o racismo e os colonos. Apoiamos a luta dos trabalhadores Egípcios e dos jovens contra o regime de Mubarak e pela democracia e justiça social”.

Fonte: http://www.maki.org.il/