Organizações cristãs em favor da legalização do aborto

Organizações cristãs em favor da legalização do abortoOLHAR COMUNISTA – 30/11/2017

Duas organizações – a Frente Evangélica pela Legalização do Aborto e a Católicas pelo Direito de Decidir – vêm tendo uma atuação importante na luta pelo direito ao aborto e contra a criminalização dessa prática nos casos de estupro, risco de vida da gestante e fetos anencéfalos, como proposto na PEC 181, em tramitação no Congresso. Defender a vida, para as duas organizações, deve garantir o acesso das mulheres às condições seguras para a realização de abortos.

Olhar Comunista 442Entre as alegações apresentadas, está a referência aos dados, que mostram que a criminalização não impediu o elevado número de abortos que são realizados no Brasil, em geral em condições precárias, o que gera risco de vida para a gestante. As militantes, no entanto, afirmam que defender o direito ao aborto não é o mesmo que defender a prática em si, que, para elas, deve ser usada apenas em casos de extrema necessidade. Elas querem ainda defender o direito à vida das mulheres, quando há risco. Para justificar sua posição, a Bíblia é citada, no livro do Êxodo, capítulo 21, versículos 22 e 23, onde se lê que a vida da mãe é superior à dos embriões.

É uma ação importante e um ótimo exemplo, que mostra que não há incompatibilidade entre seguir uma crença ou um sistema de ideias de cunho religioso e lutar por direitos sociais, pois as religiões devem passar por processos de atualização de valores e de busca de respostas para as necessidades e compreensões dos novos tempos, sem o que, ao invés de gerarem caminhos de luta por igualdade e justiça, como proposto em geral pelos textos referenciais, podem vir a transformar-se em ritos vazios e distantes da vida real.