Minas: Partidão celebra 96 anos de luta e lança pré-candidaturas
Neste domingo, 25 de março de 2018, em Belo Horizonte (MG), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) realizou um ato político, cultural e comemorativo dos seus 96 anos de luta no Brasil. A atividade aconteceu na Casa dos Jornalistas e contou com a presença de mais de cem pessoas, entre elas: militantes do PCB, da União da Juventude Comunista (UJC), do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), do Coletivo Negro Minervino de Oliveira (CMO), do Coletivo LGBT Comunista e da corrente sindical Unidade Classista (UC), militantes do PSOL e das Brigadas Populares e representantes dos movimentos sindicais, estudantis, sociais, culturais e populares de várias cidades mineiras.
O camarada Edmílson Costa, Secretário Geral do PCB, relembrou a história de luta do PCB e o processo de reconstrução revolucionária do partido. O companheiro Juliano Medeiros, presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), destacou a aliança entre os partidos políticos PCB e o PSOL, junto com os movimentos sociais, culturais e populares. O companheiro Guilherme Boulos do Movimento dos/as Trabalhadores/as Sem Teto (MTST), pré-candidato a presidente da República, gravou um vídeo homenageando os 96 anos do PCB e destacando a importância da luta pelo Poder Popular.
A companheira Maria da Consolação, presidenta estadual do PSOL-MG, destacou a importância da construção da FRENTE DE ESQUERDA MINAS SOCIALISTA. As companheiras Sara Azevedo e Dirlene Marques, pré-candidatas ao governo de Minas, pelo PSOL, também marcaram presença. O PCB vem construindo, juntamente com o PSOL, as Brigadas Populares, a Unidade Popular, o MTST e outros movimentos, a FRENTE DE ESQUERDA MINAS SOCIALISTA, que apresentará uma alternativa socialista nas eleições de 2018 para Minas Gerais.
Durante o ato político comemorativo, o PCB apresentou suas pré-candidaturas ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O camarada Túlio Lopes, atual secretário político do PCB-MG e membro do Comitê Central do Partido, lançado pré-candidato ao Senado Federal, destacou o processo de organização do PCB nas dez macrorregiões de Minas Gerais, a história do PCB em Minas Gerais e os desafios do Partido na atual conjuntura. O PCB irá compor a chapa majoritária da FRENTE DE ESQUERDA MINAS SOCIALISTA com uma das candidaturas ao Senado Federal; além disso, apresentará outras candidaturas ao Legislativo Federal e Estadual.
A camarada Renata Regina foi apresentada como pré-candidata do Partido a deputada federal. Renata Regina, que faz parte da coordenação nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM) e tem sua trajetória de militante ligada ao movimento estudantil e à luta das mulheres, leu um belo texto, de sua autoria, destacando as lutas empreendidas pelo Coletivo Ana Montenegro em Minas e no Brasil.
O camarada Daniel Cristiano foi anunciado como pré-candidato do Partido a deputado estadual. Daniel Cristiano faz parte da corrente sindical Unidade Classista e é o atual secretário sindical do PCB-MG. Tem sua trajetória vinculada à luta da juventude e da classe trabalhadora do Vale do Aço. Em sua fala, destacou a aliança política e social entre o PCB, o PSOL, o MTST, o movimento indígena e outros movimentos populares. O PCB buscará retomar sua participação na Assembleia Legislativa mineira.
Os camaradas Arutana Cobério Terena (ex-vereador e ex-prefeito interino de BH) e José Francisco Neres (sindicalista e ex-vereador de Sabará), militantes históricos do Partido, destacaram a importância do PCB, da teoria social revolucionária marxista e leninista, do compromisso e da disciplina revolucionária. Ao final do ato político foi entoada por todos A Internacional Comunista. A comemoração terminou com o show da banda Jorge Band, que apresentou diversas canções populares brasileiras e algumas músicas cubanas.