Egito : o vídeo que convoca a uma segunda revolução

http://www.aloufok.net/spip.php?auteur18

Para acessar o vídeo (legendado em inglês): www.aloufok.net/tahrir1.htmhttp://www.youtube.com/watch?v=TkIEV6OXYN0

***

Eis a nova sensação da internet egípcia. Um vídeo de dois minutos que chama o povo egípcio a fazer da data de aniversário da revolução, o 25 de janeiro, o ponto de partida de um segundo levante, contra o Conselho superior das forças armadas que tomou o lugar de Hosni Mubarak. Desde que foi posto online no 1º de janeiro, mais de 110.000 pessoas visualizaram o clipe e cerca de 55.000 o compartilharam no Facebook.

A montagem começa pelo famoso discurso de Omar Suleiman, no qual o ex-chefe dos serviços secretos egípcios e breve vice-presidente do país, proclama em um tom de voz sepulcral que o velho ditador renunciou. Mas a fala original – que terminou depois de alguns segundos a respeito da transferência de poder aos militares – é estendida graças a um hábil imitador de Souleiman, para anunciar todos os crimes e violações dos direitos humanos perpetrados pelo exército ao longo de um ano: espancamentos, tiros reais sobre manifestantes, processos militares, campanha de difamação contra os revolucionários, até a última provocação: o fechamento de várias organizações pró-democracia.

Será o suficiente para convencer os egípcios de que sua revolução está em perigo? A renúncia de Hosni Mubarak converteu-se num golpe de Estado silencioso?

Resposta em 25 de janeiro, sobre o asfalto da Praça Tahir.

Acesse o vídeo: www.aloufok.net/tahrir1.htm