PCB-RS: Repúdio à violência da Brigada Militar na Greve Geral

imagem“Não há nada mais parecido com um fascista do que um burguês assustado” (Bertold Brecht)

O PCB vem a público manifestar seu mais forte repúdio à ação violenta, truculenta e repressora da Brigada Militar (BM) durante as atividades da Greve Geral em Porto Alegre no dia 14 de junho. Obedecendo ao Governador Eduardo Leite (PSDB), subordinado a Bolsonaro, a BM, subserviente aos interesses dos empresários, utilizou de diversas formas de violência contra manifestantes que estavam lutando contra a reforma da previdência, a qual irá prejudicar também os próprios militares que ali reprimiam ativistas.

A detenção de 54 ativistas, dentre estes militantes do PCB e de coletivos partidários, tem o único intuito de intimidar a classe trabalhadora que se insurge cada dia com mais força contra o governo fascista e ultraliberal de Bolsonaro, assim como se insurge contra o governo privatista e antipovo de Eduardo Leite. Enquanto a classe trabalhadora se levanta contra a miséria e retirada de direitos, a BM, a mando de governos e empresários, violenta o povo para garantir o lucro dos ricos, inclusive a empresa de ônibus VTC, que forneceu, de “muito bom grado”, um de seus veículos para deslocamento dos detidos, ou seja, uma ação articulada entre a BM e os milionários donos das empresas de transporte público que se enriquecem com a exploração dos trabalhadores e trabalhadoras.

O direito aos protestos populares e ao instrumento de greve são batalhas históricas de comunistas no mundo todo. Todas e todos que foram às ruas nesta Greve Geral, dos piquetes ao ato de encerramento, demonstraram sua disposição à luta revolucionária! Nos solidarizamos com todas e todos que foram detidos pela ação violenta da BM nas atividades do 14J e saudamos todos e todas que se mobilizaram para a liberação dos ativistas presos, especialmente ao grupo de advogados que lá esteve presente e apoiadores que não arredaram o pé até que todos e todas estivessem soltos.

Não vão nos calar! A repressão não fará arredarmos pé da luta da classe trabalhadora contra a ditadura da burguesia.
Pelo Poder Popular!

Porto Alegre, 17 de junho de 2019.

Comitê Regional do PCB-RS

Categoria
Tag