OITO DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Muita força na retomada da luta antiimperialista e anticapitalista na América Latina!

É notória, nos últimos anos, em todo o mundo e, em particular, na América Latina, a ascensão política dos movimentos contra-hegemônicos na luta contra o capitalismo. Em contraposição aos ditames do capitalismo ganham importância as experiências dos partidos e movimentos populares resistindo à globalização neoliberal: neste plano estão as lutas das mulheres latino-americanas.

NÃO HÁ PERSPECTIVAS NOS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA para a questão de classe e também de gênero porque o conceito de modo de produção não se limita à atividade econômica imediata remetendo à produção da totalidade da vida social ou ao modo de existência mesmo o cotidiano.

Não à divisão sexual de trabalho e os salários diferenciados para a mesma função, não à Reforma de Lula, especialmente a da Previdência e às constantes ameaças de seu governo de perda de direitos.

Solidariedade às mulheres do mundo que sobrevivem e lutam contra a violência, nas ruas, nas favelas, às vítimas da guerra, seja no Iraque, Palestina ou Haiti e nos vários conflitos produzidos e estimulados pelo Imperialismo, inclusive a opressão sobre Cuba e o isolamento econômico ao qual este país está submetido! Pela autodeterminação dos povos: liberdade para a América Latina

Maternidade não é destino! Pelo respeito à laicidade do Estado. As mulheres tomam livremente as decisões no que se refere ao seu corpo, sua sexualidade e sua fecundidade. Elas decidem por si mesmas ter ou não filhos. Pela legalização do aborto. Cabe ao Estado garantir as condições para a livre decisão das mulheres

Pela erradicação da violência contra a mulher! Pela implementação da Lei Maria da Penha e dos Tratados e Convenções sobre a violência dos quais o Brasil é signatário, não evidentemente como um apanágio para solução do problema mas sim como parte de um programa maior para erradicar a pobreza e a violência contra a mulher.

OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA

PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO