A Semana no Olhar Comunista – 0029

Atual governador do estado de Miranda, o segundo maior da Venezuela, Capriles foi escolhido nas prévias da oposicionista e reacionária Mesa da Unidade Democrática (sic). Definindo-se como de “centro-esquerda”, o agora candidato defende “o modelo que foi criado no Brasil pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. É o peleguismo petista fazendo escola na América Latina.

 


Para inglês ver

O fato de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ter pedido explicações aos fundos de pensão após o leilão dos aeroportos é mise en scéne. É o que comprovamos após o presidente da Funcef, Carlos Alberto Caser seguir seu papel neste roteiro pré-estabelecido: “É uma preocupação cabível, pertinente”. O ministro, entretanto, não precisa ficar preocupado. Os fundos fizeram um ótimo negócio, como garante Caser: ” Invepar fez um estudo muito aprofundado da questão. Não foi uma aventura. Achamos que tem uma demanda reprimida e uma possibilidade de ganho.”

 


Crescimento será  menor

O Ministério da Fazenda também reduziu suas projeções sobre o crescimento econômico em 2011 e 2012. O boletim Economia Brasileira em Perspectiva afirma que o PIB teve alta de 3,2% no ano passado (a estimativa anterior era de 3,8%) e que neste ano ficará em 4,5% (antes er 5%). Daqui a pouco, a “marolinha” vai virar onda para os surfistas mais corajosos…

 


A culpa é do Mossad?

De acordo com o governo do Irã, foi Israel quem planejou atentados contra suas próprias embaixadas na Geórgia e na Índia para acusar o país persa e aumentar a pressão da comunidade internacional sobre Teerã. A afirmação foi do porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, que acusa a existência de uma “guerra psicológica contra o Irã”.

 


Grileiros fora do Paraguai

O ministro do Interior do Paraguai, Carlos Filizzola, deu a senha: os fazendeiros brasileiros que tiverem títulos “ilegais” de posse de terra no país vizinho poderão perder suas propriedades. “Aqueles que não tiverem como comprovar sua legalidade, devem estar preocupados. Os que têm títulos legais podem ficar tranquilos”, afirmou Filizzola em entrevista à BBC Brasil.

As terras devem ser restituídas ao Estado, como bem colocou um dos líderes dos sem-terra paraguaios, Victoriano López: “Essa aqui é terra pública. Os brasileiros estão ocupando terras fiscais que deveriam ser do povo paraguaio. Nós somos pobres e eles estão ricos.”

 


Em Nova York, 41 mil pessoas têm emprego, mas dormem em abrigos.

A distância do trabalho à casa e a dificuldade de pagar o aluguel são as principais razões para este contingente de trabalhadores, que usam boas roupas e tem SmartPhones, e outras mercadorias modernas, buscar alojamento em abrigos públicos. No entanto, estes trabalhadores – em número muito mais elevado se o conjunto dos estados americanos for considerado –, sofrem o estigma da pobreza e correm, literalmente, um grande risco de ir para as ruas, aumentando a população de sem-tetos, em pouco tempo, bastando, para isso, um acirramento da crise econômica. No médio prazo, este contingente tende a aumentar, pois subsídios aos desempregados vêm sendo cortados, e os albergues estão lotados. A situação é um reflexo direto da natureza da crise atual, da falta de seguridade social pública nos Estados Unidos, e das características estruturais do capitalismo.

 


Brasil doa dinheiro para os pobres (de outros países)

O Brasil está entre os países que mais vem contribuindo com ajuda humanitária a países mais pobres, tendo enviado um total de 362 milhões, em 2009, de dólares em programas de assistência humanitária e outras modalidades de apoio. Em 2005, foram 158 milhões. Esta ação se soma ao envio de militares ao exterior e outras iniciativas, tendo, como objetivos, a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros e a disputa de uma cadeira permanente no Conselho de segurança da ONU.

 


China lança canal global de notícias

A China acaba de lançar um canal internacional de notícias, a CCTV América. A nova emissora vai competir com emissoras consagradas como a BBC, inglesa, e a CNN, americana,  buscando a construção de uma boa imagem para o país no exterior.