Justiça para Marielle e Anderson!

imagemComitê Regional do Partido Comunista Brasileiro – PCB RJ

Há dois anos, em 14 de março de 2018, foram assassinados no Rio de Janeiro a Vereadora Marielle Franco e o seu assessor e motorista Anderson Gomes. Nascida, criada e reconhecida por sua atuação no Complexo de Favelas da Maré, a Vereadora ganhou destaque no combate às milícias. Nos últimos anos, representantes desses grupos têm sido eleitos, mediante coação e compra de votos, para ocupar cargos políticos diversos (vereador, deputado, senador…) e ampliado a capilaridade das milícias que atuam em diversas localidades.

Por denunciar e enfrentar o poder das milícias, Marielle e Anderson Gomes foram assassinados, em um crime cujas investigações apontam para dois policiais com forte atuação no 41º Batalhão da PM carioca. A terrível relação entre políticos e milicianos se agrava dramaticamente e reforça os índices de violência policial em um país cuja PM já mata e morre como em nenhum outro lugar do planeta. Essas relações entre políticos e milicianos precisa ser combatida pelos órgãos competentes mediante forte pressão popular, pois as investigações travam ou se desviam, contribuindo para que até hoje os mandantes do crime não tenham sido apresentados, presos, nem sentenciados.

Após dois anos há ainda muito a que se revelar, especialmente quem mandou matar a vereadora que se movia e se envolvia na busca de justiça social. A trajetória de Marielle foi brutalmente interrompida, mas sua história sobreviveu, se fortaleceu e vive hoje na consciência do povo trabalhador e oprimido, inspirando lutas e resistências, não só no Rio de Janeiro, mas em todo Brasil, e a cada dia ganhando o mundo.

Marielle se agigantou, se tornou símbolo de força e luta nacional e internacional. Este é um 14 de março de saudade, mas principalmente de resistência e combate ao sistema capitalista que submete e oprime as mulheres, LGBTs, o povo negro, os desempregados e etc… A memória de Marielle nos inspira a prosseguir lutando!

Por Marielle e Anderson, pelo Poder Popular!