O PCV e a luta de classes na Venezuela

imagemReunião dos Partidos Comunistas e Operários da Revista Comunista Internacional em solidariedade com o Partido Comunista da Venezuela (PCV), a classe trabalhadora e o povo venezuelano.

Intervenção do camarada Oscar Figuera, Secretário Geral do Comitê Central do PCV

Estimados camaradas

Recebam fraternas e combativas saudações em nome do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (PCV). Antes de tudo, queremos agradecer ao Partido Comunista da Grécia (KKE) por esta iniciativa de reunir de forma virtual os Partidos Comunistas e Operários que integramos a Revista Comunista Internacional, a fim de levar a cabo esta jornada de solidariedade com o PCV e as lutas da classe trabalhadora e do movimento popular venezuelano.

Da mesma forma, estendemos nosso abraço e agradecimento a cada um dos Partidos Comunistas e Operários da Revista Comunista Internacional por sua disposição em participar deste esforço que é um exemplo concreto do exercício de solidariedade entre nossos Partidos Comunistas.

O tema deste intercâmbio tem a ver com a política de nosso Partido no complexo quadro da exacerbação da agressão imperialista contra nosso país, os desdobramentos da luta de classes interna e as próximas eleições parlamentares. Como vocês certamente sabem, nosso posicionamento tem gerado polêmica e até ataques contra o PCV em nível nacional, com algumas repercussões internacionais. Isso porque os XVII e XVIII Plenos do Comitê Central do PCV, reunidos respectivamente em julho e agosto de 2020, aprovaram um ajuste em nossa tática política para o próximo processo eleitoral, que consiste em priorizar nosso trabalho no sentido do reagrupamento e unificação das forças operárias, camponesas, comunitárias e populares em um espaço que denominamos Alternativa Popular Revolucionária.

Tais desenvolvimentos correspondem aos interesses da luta de classes dos trabalhadores venezuelanos ante a ofensiva dos capitalistas no contexto da crise do modelo de acumulação dependente e rentista e da agressão multifacetada do imperialismo.

O PCV no processo bolivariano

Antes de entrar no desenvolvimento deste ponto, consideramos necessário compartilhar com vocês um breve relato histórico da trajetória política do PCV ao longo dos 20 anos do processo bolivariano. Como sabem, nosso Partido está integrado desde o princípio à coalizão de forças que levou à vitória eleitoral do Presidente Hugo Chávez nas eleições presidenciais de 1998, sendo o PCV a primeira organização política que decidiu apoiar sua candidatura presidencial após nossa Conferência Nacional de 1998. As coincidências programáticas entre a Agenda Bolivariana que então o presidente Chávez propôs ao país e o conteúdo do nosso Programa Político de 1980, em relação às tarefas da revolução nacional, democrática, anti-imperialista e de libertação antimonopólica, foram a base para o apoio e integração do PCV no processo bolivariano de mudanças que tiveram início com a liderança de Hugo Chávez em 1999.

O caráter progressista do Governo do Presidente Hugo Chávez expressou-se no desenvolvimento de uma política que permitiu conquistas importantes na democratização do Estado venezuelano, assim como a recuperação da indústria do petróleo, a nacionalização de setores econômicos estratégicos, a recuperação de salários e direitos contratuais para a classe trabalhadora, resgate de terras nacionais em mãos de latifúndios, ampliação do acesso universal e massivo da população aos serviços públicos e o desenvolvimento de uma política internacional baseada na defesa da soberania nacional, integração latino-americana e caribenha e solidariedade com os povos vítimas das agressões imperialistas.

O início das divergências entre o PCV e o Presidente Chávez tem seu primeiro antecedente em 2007, como resultado de sua proposta de construir um partido único da revolução bolivariana. O PCV, em seu XIII Congresso extraordinário de março de 2007, decide não aderir ao partido proposto por Hugo Chávez, o que foi entendido como um desconhecimento de sua direção. Nossas razões se baseavam na inviabilidade política de dissolver a vanguarda política da classe trabalhadora para aderir a um projeto que surgiria sem um processo de debate, sem uma identidade ideológica e de classe definida e que tudo indicava que acabaria por se tornar uma organização de caráter policlassista. Nossa posição não só não foi entendida por Chávez e a liderança do partido nascente, mas também resultou em ataques contra nossa organização que mais tarde se manifestaram em discursos e práticas anti-PCV desproporcionais.

Apesar desses tensos incidentes e contradições, as coincidências programáticas entre nossa política e o projeto promovido pelo presidente Chávez nos permitiram superar rapidamente as diferenças e retomar processos de articulação, sendo o Grande Pólo Patriótico um deles. No 14º Congresso Nacional do PCV em 2011, fizemos um balanço dos resultados concretos do processo bolivariano no cumprimento dos objetivos traçados em nosso programa. É neste Congresso que nosso Partido começa a alertar sobre a tendência da política governamental de avançar na direção contrária aos objetivos de construção de uma economia de desenvolvimento independente sustentada pelo crescimento das forças produtivas nacionais. Era evidente o aprofundamento de fenômenos adversos como a dependência quase exclusiva das receitas do petróleo, a multiplicação das importações, o desmonte do aparelho produtivo nacional, a fuga de capitais, o crescimento da dívida externa e o avanço de um regime fiscal e tributário regressivo.

Nos anos seguintes, apesar das formulações críticas, advertências e propostas do PCV, esta tendência contrária aos objetivos programáticos da revolução nacional libertadora foram se consolidando, assentando as bases para a aguda crise capitalista atual. Na medida em que a queda do preço do petróleo reduziu a receita de receita na Venezuela – também exacerbada pelo vencimento das obrigações financeiras do país com credores externos – tornou-se insustentável o processo de acumulação de capital com base na apropriação interna da receita da indústria mineiro-petroleira.

O presidente Maduro iniciou seu governo condicionado por essa queda abrupta das receitas do petróleo, que revela as fragilidades do aparelho produtivo nacional e sua incapacidade de se desenvolver independentemente da geração de receitas. A continuidade das políticas econômicas inconsistentes não demorou a se refletir imediatamente no fechamento de empresas, nos problemas de desabastecimento e escassez do mercado interno, na deterioração dos salários dos trabalhadores, na tendência de aumento acelerado dos preços dos bens de consumo essenciais, no processo de colapso dos serviços públicos e retrocessos gerais nas conquistas sociais alcançadas durante o processo bolivariano.

É neste contexto que o XXXVI Pleno do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (PCV), reunido em janeiro de 2016, resolve promover a política de “enfrentar, definir e acumular forças para avançar”, visando mudar o rumo da política econômica e construir nova correlação de forças para uma solução revolucionária frente à crise capitalista. O XV Congresso do PCV, realizado em junho de 2017, ratifica esta linha de ação, orientando a necessidade de dedicar maiores esforços à construção do bloco dos trabalhadores, camponeses, comunidades e forças populares como referência política e orgânica da luta de classes contra a ofensiva do capital, com vistas a conquistar uma solução revolucionária para a crise como única forma de derrotar a intervenção imperialista.

Agressão imperialista contra a Venezuela

A crise do capitalismo dependente e rentista venezuelano e seus efeitos sobre a classe trabalhadora e os setores populares é agravada pela radicalização das agressões imperialistas contra a Venezuela após a rejeição internacional às eleições presidenciais de 2018. Neste ano de 2020 em particular, mesmo no contexto da pandemia global, temos sofrido um aumento das agressões do governo dos Estados Unidos e seus aliados em todos os campos: político, comercial, financeiro e militar. As operações de rastreamento e roubo de recursos se intensificaram, a exemplo da transferência de fundos de propriedade da República da Venezuela depositados no banco Citibank para o Federal Reserve dos EUA e a recente decisão dos tribunais britânicos de conceder a Juan Guaidó os direitos sobre o ouro venezuelano.

No campo militar, mantém-se o apoio financeiro, logístico e organizacional aos grupos mercenários que estão sendo treinados para invadir militarmente a Venezuela. A operação fracassada de Gadeon expôs parte dessa estrutura e seus laços estreitos com os governos dos EUA e da Colômbia. Apesar do fracasso militar da ação mencionada, o imperialismo norte-americano tem reforçado sua presença militar no Caribe e em território colombiano, usando como pretexto o combate ao narcotráfico. O destacamento de forças militares de elite nas fronteiras marítimas com a Venezuela e territorialmente na fronteira com a Colômbia, fazem parte dos desdobramentos do plano de máxima pressão e cerco contra a Venezuela. Esses movimentos militares dirigidos contra a Venezuela servem de apoio à implementação das novas e cada vez mais agressivas sanções unilaterais contra o comércio exterior venezuelano.

Nos últimos meses, o governo Trump aumentou as perseguições e sanções contra empresas, companhias marítimas e países que comercializam com a Venezuela. Tais medidas se traduzem em grandes perdas econômicas para o país e na piora da situação de abastecimento de bens essenciais para a população no contexto da pandemia. Um dos exemplos mais visíveis é o bloqueio e a perseguição liderados pelo governo Trump para impedir que o país forneça combustível. O imperialismo norte-americano e europeu conduz uma agressão criminosa contra nosso povo que está causando enormes prejuízos à economia do país e causando grande sofrimento ao povo venezuelano. Ironicamente e como é costume da narrativa imperialista, estes crimes que representam uma flagrante violação dos direitos humanos e o saque arbitrário de nossas riquezas são cometidos em nome da proteção do povo venezuelano e da defesa dos direitos humanos, usando como fantoches as facções mais reacionárias dos partidos da direita venezuelana.

Nossa postura sobre a Ampla Aliança Anti-imperialista

Diante desse complexo cenário de cerco imperialista que coloca em risco a soberania e a autodeterminação do país, o Partido Comunista da Venezuela (PCV) insiste na necessidade de construir a mais ampla aliança de forças democráticas, populares, patrióticas, progressistas, anti-imperialistas e revolucionárias que transcenda a ação conjuntural e se concretiza em uma direção coletiva e um programa comum que permita derrotar a agressão imperialista por meio da transformação revolucionária da sociedade venezuelana. Para o PCV, a consequente luta contra o cerco imperialista e em defesa da soberania é inseparável da luta por uma solução revolucionária para a crise capitalista. Nesse sentido, o fortalecimento de políticas liberais antipopulares só multiplica os efeitos da crise capitalista e das sanções imperialistas nas costas dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que enfraquecem as capacidades do movimento operário e popular para intervir nas urgentes tarefas do desenvolvimento agrário e industrial indispensáveis para fazer face às sanções, ao bloqueio e à sabotagem da economia nacional. No PCV estamos convencidos de que não é por meio de concessões e subordinação aos interesses dos capitalistas que o imperialismo pode ser derrotado.

Nessa perspectiva, desde o reconhecimento mútuo de que o imperialismo é o principal inimigo de nosso povo, nossa proposta de Alternativa Popular Revolucionária (APR) não representa, portanto, uma ruptura com o Governo do Presidente Nicolás Maduro, nem com o Grande Polo Patriótico Simón Bolívar e muito menos com a nossa linha de construção da ampla aliança patriótica e anti-imperialista para enfrentar o inimigo comum. O PCV é consistente com a sua tática unitária frente às atuais ameaças imperialistas, por isso não deixamos de trabalhar e insistimos na necessidade de sustentar essa unidade sobre as bases sólidas dos acordos programáticos para retomar os objetivos da revolução nacional libertadora de caráter democrático, anti-imperialista e antimonopólica, bem como a necessidade de construir espaços de debate e construção coletiva de políticas entre as forças democráticas, patrióticas, anti-imperialistas, populares e revolucionárias.

Ao contrário desta linha do PCV, o PSUV tem tido um comportamento de desprezo acerca da importância de construir espaços de unidade das forças anti-imperialistas onde seja possível debater e construir coletivamente os rumos da política nacional. É assim que o Grande Pólo Patriótico nunca deixou de ser uma instância decorativa que só cumpre um papel útil para os objetivos do PSUV em momentos eleitorais e em conjunturas de agressão interna ou externa.

A essência capitalista da crise venezuelana

A escalada da agressão imperialista também tem um forte impacto na crise do capitalismo dependente e rentista da Venezuela. Como assinalamos em nossas análises, a ação do imperialismo não é a causa dos principais problemas que hoje atingem os trabalhadores da cidade e do campo venezuelano. O conteúdo da crise venezuelana é representado pelo esgotamento e pelas contradições do processo particular de acumulação do capital na Venezuela, que se baseia na apropriação privada das receitas do petróleo. Neste sentido, as consequências que a crise capitalista na Venezuela tem sobre os trabalhadores são exacerbadas não só como resultado das sanções ilegais unilaterais do imperialismo, mas também na medida em que o governo venezuelano reafirma sua tendência em administrar a crise a favor do juros sobre o capital. Acaba se fortalecendo a solução reformista e entreguista para a crise do capitalismo dependente e rentista.

Diante dessa tendência na condução da política econômica do governo, a 14ª Conferência Nacional do PCV, realizada em fevereiro de 2018, concordou em condicionar apoio à candidatura do Presidente Nicolás Maduro à assinatura de um acordo bilateral entre o PCV e o PSUV, contendo eixos programáticos comuns. É assim que se firmou o “Acordo Marco Unitário PSUV-PCV para enfrentar a crise do capitalismo dependente e rentista na Venezuela com ações políticas e socioeconômicas anti-imperialistas, patrióticas e populares”. Nos 30 meses transcorridos desde a assinatura do referido documento, o Governo do Presidente Nicolás Maduro e a direção nacional do PSUV, apesar dos esforços do PCV, não mostraram vontade política para cumprir qualquer dos compromissos contidos no Acordo bilateral inerentes à esfera nacional. Adicionalmente, as contradições nas relações PCV-PSUV tornaram-se mais agudas à medida em que se aprofundava a execução de uma política econômica governamental cada vez mais subordinada aos interesses do capital e em detrimento das conquistas e direitos alcançados pelas e pelos trabalhadores, pelo campesinato e os setores populares ao longo do processo bolivariano, especialmente durante a gestão do Presidente Hugo Chávez.

O avanço de uma política econômica liberal, reformista e de rendição, totalmente contrária às disposições dos Acordos PSUV-PCV, configuram o avanço de um quadro de ruptura do governo e da direção majoritária do PSUV com a classe operária e os trabalhadores da cidade e do campo no plano programático e prático, o que, como seria de esperar, coloca o PCV à frente da responsabilidade de organizar as lutas para enfrentá-lo. Esta realidade concreta pode ser observada na tendência aberta da política econômica de criar condições para proteger e reduzir os efeitos da crise e das sanções sobre o capital. Para tanto, são aprovados decretos que liberam as empresas do setor petrolífero do pagamento de impostos sobre a renda e as empresas importadoras do pagamento de impostos de importação e outros encargos internos.

A política salarial regressiva é mais um dos benefícios proporcionados pelo Estado aos capitalistas. Tem consistido na deterioração acelerada da renda real dos trabalhadores, na eliminação dos direitos contratuais contidos nos acordos coletivos, na evaporação da poupança e benefícios sociais e nas demissões em massa ilegais de trabalhadores dos setores público e privado em cumplicidade aberta com as autoridades do Ministério do Trabalho. Para “estimular” o capital privado, a dolarização da atividade econômica tem sido favorecida, ao mesmo tempo em que é reconhecida e permite ao empresariado total liberdade para fixar os preços de seus produtos com base na flutuação do dólar. O impacto desta política benéfica para os capitalistas agrava ainda mais a deterioração dos salários dos trabalhadores, que, ao contrário da maioria das outras mercadorias, continua a ser paga em bolívares e não se move de acordo com a flutuação livre do dólar. O aumento constante dos preços dos bens de consumo essenciais para as famílias trabalhadoras, aliado à progressiva deterioração dos serviços públicos que, em alguns casos, avançam para a sua privatização, exacerba a tendência para a precarização das condições de vida dos trabalhadores.

Esses retrocessos nas conquistas sociais da classe trabalhadora geraram uma resistência combativa que vem sendo respondida pelo Estado venezuelano com uma política de repressão, criminalização e judicialização das lutas sindicais legítimas que se levantam contra a configuração dessas novas condições de exploração da força de trabalho no contexto da crise capitalista. No setor agrário, também se impõem os interesses dos setores do agronegócio capitalista e a recomposição fundiária no campo. Nos últimos dois anos, a ofensiva criminosa dos latifundiários contra os camponeses e trabalhadores rurais se intensificou, multiplicando as ações de expulsão das famílias camponesas de suas terras, o assassinato de camponeses lutadores e a judicialização das lutas antilatifundiárias. Em 31 de outubro de 2018, o camarada Luís Fajardo, membro do Comitê Central do PCV e dirigente camponês do Sul do Lago de Maracaibo, junto com o ativista popular Javier Aldana, foi assassinado por ordem de fazendeiros e, até o momento, a justiça não foi feita nem contra os criminosos nem em favor das 300 famílias camponesas em luta.

Certamente, o governo continua mantendo subsídios e programas sociais para amplos setores da população, que contribuem para amenizar o impacto da imensa crise que atinge as famílias venezuelanas. No entanto, à medida que aumenta o desemprego e aumenta a diferença entre os salários nominais e reais, os mesmos programas tornam-se um subsídio indireto ao capital, que se beneficia de uma força de trabalho altamente precária devido à trágica realidade de ser forçada a vender sua força de trabalho por um preço bem abaixo de seu valor. Essas políticas de bem-estar social estão longe de representar uma distribuição justa do fardo gerado por uma crise capitalista agravada pela agressão imperialista.

A Alternativa Popular Revolucionária

Em consonância com esta situação marcada pelas incoerências das políticas de governo, o descumprimento do acordo unitário e o avanço das ações de ataque e criminalização das lutas operárias e camponesas, os 17º e 18º Plenos do Comitê Central aprovaram a orientação política no sentido de: “… promover a construção de uma Aliança Popular Revolucionária ampla, unitária, não exclusiva, patriótica e anti-imperialista, que assuma um Programa de Luta pela solução revolucionária para a crise do capitalismo dependente e rentista venezuelano, que transcenda o momento eleitoral e expresse a unidade operário-camponesa revolucionária, comuneira e unidade popular e a ampla aliança patriótica e anti-imperialista… ”.

Tal decisão corresponde à aplicação da política aprovada pelo 15º Congresso Nacional do PCV (junho de 2017) e desenvolvida por nossa Conferência Nacional (fevereiro de 2018), que precisou: “Construir uma nova correlação de forças, liderada por uma sólida unidade operário-camponesa revolucionária, comuneira e popular, é um objetivo estratégico para garantir a implementação de políticas, medidas e ações governamentais que visem não só sair da crise do sistema capitalista em favor da classe operária e dos trabalhadores da cidade e do campo, mas também com o objetivo do triunfo da revolução proletária e popular… ”.

A Alternativa Popular Revolucionária (APR) é um esforço unitário que visa construir um referente orgânico das correntes revolucionárias nos campos operário, camponês, comuneiro e popular, no quadro do desenvolvimento da nossa política de “confrontar, demarcar, reagrupar e acumular forças, avançar e triunfar contra o imperialismo e o reformismo submisso”. É um ajuste da tática política do PCV às novas condições de agressão imperialista e de intensificação da luta de classes gerada pelo avanço de políticas reformistas e de rendição.

É nesta perspectiva estratégica que o Partido Comunista da Venezuela (PCV), juntamente com os partidos políticos e movimentos sociais revolucionários, correntes populares e núcleos de base popular do chavismo que fazem parte da Alternativa Popular Revolucionária (APR), participará nas eleições parlamentares do dia 6 de dezembro de 2020, apresentando candidaturas próprias e independentes nas listas e círculos eleitorais de todo o território nacional, uma verdadeira expressão da unidade na diversidade popular revolucionária, construída na consulta dinâmica com as bases de nossas organizações.

Esta decisão política PCV, coerente com os interesses e objetivos da classe trabalhadora da cidade e do campo, no quadro que já descrevemos do avanço dos capitalistas sobre nossas conquistas e direitos sociais, está sendo objeto de um ataque desproporcional por parte de setores da direção nacional do PSUV e do Governo. Nossa posição desencadeou uma feroz campanha anticomunista encoberta por um falso discurso anti-imperialista e de defesa da soberania. O mesmo que nega a essência capitalista da crise colocando nas sanções e agressões imperialistas toda a responsabilidade pelo colapso econômico e seus efeitos sobre a classe trabalhadora. A partir dessa abordagem útil aos interesses dos capitalistas, eles consideram que o curso reformista da política econômica do atual governo é não apenas necessário, mas também inevitável.

Por trás dessa perspectiva fatalista, a resistência legítima da classe trabalhadora, do campesinato e dos setores populares acaba sendo desqualificada como luta antipatriótica, divisionista e até funcional aos planos do imperialismo norte-americano. Repetem constantemente que a decisão do PCV de construir uma Alternativa a partir do campo de interesses dos trabalhadores, camponeses, comunitários e populares, com vista às próximas eleições, representa uma traição que põe em perigo os “interesses da pátria” no meio da feroz ofensiva do imperialismo dos EUA. No entanto, escondem que nas eleições parlamentares os únicos partidos de direita que participarão são aqueles com quem gastam tempo para negociar e construir acordos na chamada mesa de diálogo nacional.

Escondem inclusive que as condições definidas para o processo eleitoral parlamentar, por exemplo, surgiram da mesma mesa de diálogo com os partidos de direita, sem que os partidos do campo da esquerda pudessem participar e expressar suas propostas sobre garantias eleitorais. Esta parceria do PSUV-Governo com este grupo de partidos à direita da mesa de diálogo nacional também se evidencia na ampla cobertura que os meios de comunicação estatais dão aos porta-vozes destes partidos e nas posições públicas que divulgam. Esta política de promoção dos partidos de direita junto aos meios de comunicação governamentais contrasta com a censura comunicacional que aplicam contra o PCV e as organizações da Alternativa Popular Revolucionária.

Em outras palavras, enquanto uma campanha anti-PCV se desenvolve discursivamente em nome da unidade anti-imperialista, a realidade concreta é que o PSUV consolida uma estreita aliança com este grupo de partidos de direita no quadro da mesa de diálogo nacional com o que aspiram a criar um clima de governança favorável ao avanço de políticas inconsistentes. Não é o PCV que dá as costas à unidade anti-imperialista, que é feita pelas correntes hegemônicas que de dentro do PSUV e do Governo priorizam as alianças e acordos com a direita e o capital como estratégia para enfrentar a crise e as sanções imperialistas. Essa conduta de ataque ao PCV e a proposta da Alternativa Popular Revolucionária transcenderam o discursivo para se concretizar em ações.

A decisão judicial do Supremo Tribunal de Justiça de intervir contra o Partido Pátria para Todos (PPT), violando o direito da militância desse partido de exercer a democracia interna e decidir sobre sua política sem interferência externa e casos de perseguição policial contra vários de nossos candidatos são alguns exemplos. Para o PCV, o agravamento das contradições no amplo espectro da aliança de forças políticas e classes sociais que coincidem na luta anti-imperialista e pela defesa da soberania da Venezuela tem a ver com o enfrentamento objetivo dos interesses de classes antagônicas que se expressam no seu interior. As formas e a intensidade com que essas contradições se manifestam são determinadas pelo impacto diferenciado que a crise capitalista, as sanções imperialistas e as políticas de governo têm sobre cada uma das classes sociais.

Enquanto se avança no fornecimento de todas as condições e proteções aos capitalistas, a classe trabalhadora, o campesinato e os setores populares veem seus direitos perdidos, suas conquistas retrocedem e suas condições de vida se deterioram. No entanto, não faltam ideólogos pagos e falsos que manipulam a realidade para negar as condições objetivas que hoje impelem a classe trabalhadora a lutar contra uma política econômica que os sobrecarrega com todo o peso da crise e das sanções imperialistas para mitigar seus efeitos sobre os capitalistas.

A Alternativa Popular Revolucionária é, conseqüentemente, um resultado inevitável desse desenvolvimento da luta de classes. Um processo de reagrupamento das forças revolucionárias capaz de defender um programa de saída da crise capitalista e da agressão imperialista sob os interesses e aspirações da classe trabalhadora, do campesinato e das camadas populares. Construir este novo marco político hoje é uma tarefa fundamental para poder influir de forma mais decisiva no curso do desenvolvimento do processo revolucionário na Venezuela.

Caros camaradas dos Partidos Comunistas e Operários da Revista Comunista Internacional, nos esforçamos para apresentar a vocês de forma resumida e condensada o quadro complexo da luta de classes na Venezuela. Esperamos que a informação seja útil para que possam explicar à militância de seus Partidos, aos trabalhadores e às organizações anti-imperialistas de seu país, o conteúdo e a natureza de nossa política nos marcos atuais e complexos da luta dos trabalhadores de nosso país. Agradecemos desde já toda a sua solidariedade com o nosso Partido e com o povo venezuelano, bem como todo o esforço que envidam para esclarecer e divulgar as nossas posições nos vossos países, que nos ajudam, por sua vez, a contradizer os ataques e falsas declarações de alguns setores dirigidos maliciosamente contra o PCV.

Viva o internacionalismo Proletário!

Viva a luta revolucionária dos trabalhadores do mundo!

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: https://www.solidnet.org/article/CP-of-Venezuela-Intervention-of-comrade-Oscar-Figuera-at-the-teleconference-of-Communist-and-Workers-Parties-of-the-International-Communist-Review-in-solidarity-with-PCV-and-the-Venezuelan-working-class-and-people/