Olhar Comunista – 0034

 


Nesta quarta, o Banco Central anunciou o sexto corte seguido na Taxa Selic, chegando aos 9% ao ano. Dessa forma, o Brasil deixou de ser o primeiro lugar do ranking mundial dos juros reais, “liderança” que ocupava desde janeiro de 2010. Agora, a Rússia ocupa este posto.

De acordo com matéria de O Estado de S. Paulo, a medida ” faz parte de uma estratégia mais ampla do governo, que tem trabalhado para minimizar os efeitos da crise sobre o Brasil via crédito. Além disso, a presidente Dilma Rousseff decidiu que a redução de juro e do spread bancário é uma nova prioridade. Spread é a diferença entre a taxa de juro que o banco paga ao captar o dinheiro e a que cobra dos clientes nos empréstimos”.

A medida, que causou furor propagandístico nas hostes governistas e na mídia, benefício algum acrescentará ao dia-a-dia dos trabalhadores. Servirá, entretanto, para que aqueles que sugam o país através dos títulos da dívida pública apliquem seus recursos em outras áreas, como a bolsa de valores. É ridículo e digno de nota, entretanto, tanta comemoração em torno da saída do Brasil de liderança tão indesejada – afinal de contas, continuamos “coladinhos” À Rússia.