Sobre as enchentes no Rio de Janeiro
Toda solidariedade aos trabalhadores atingidos!
Nota Política do PCB RJ
O PCB-RJ se manifesta consternado e solidário ao drama vivido pela população do Rio de Janeiro em função das grandes enchentes que acometeram sobretudo a região metropolitana da capital. Mais do que consequência das fortes chuvas, a tragédia – que ceifou a vida de diversas pessoas e desabrigou inúmeras famílias – tem como causa principal o descaso e inação do poder público.
Não por acaso, as zonas atingidas, mais uma vez, são as periferias, os bairros e comunidades dos trabalhadores. Isso evidencia que tanto o governo do mafioso Cláudio Castro quanto o hipócrita Eduardo Paes e demais prefeitos da Baixada e Grande Rio somente se preocupam com o bem estar dos habitantes dos bairros ricos, lembrando do povo trabalhador apenas no momento de pedir votos em eleições.
Ainda há diversas famílias ilhadas, com perdas materiais e humanas incalculáveis. Enquanto houver este regime que prioriza exclusivamente o capital e despreza a vida, teremos tragédias similares ano a ano!
A responsabilidade é toda do empresariado que ignora os problemas da grande maior parte da população, bem como dos políticos que trabalham a favor desta elite! Que todo dano seja cobrado dos responsáveis e que a tragédia nos mobilize para ações de base em solidariedade nos locais atingidos, mas também para organizarmos embriões de poder em cada bairro, para arrancarmos do poder público melhorias das estruturas urbanas, na base da mobilização!
Toda solidariedade aos atingidos pelas enchentes! Que as cidades sejam pensadas e reestruturadas pelos e para os trabalhadores!