O povo egípcio está completando sua revolução
O grande povo egípcio provou – mais uma vez, e indubitavelmente – a clara insistência em completar os nobres objetivos de sua revolução, e sua firme recusa a todas as tentativas da Irmandade Muçulmana e de seus aliados de grupos de direita com filiações falsamente religiosas de roubar a revolução, abduzir o Estado e a nação, agredir brutalmente o judiciário, hostilizar a mídia e falsificar o desejo popular através de um simulacro de referendo e de uma constituição viciada.
Este levantamento de massas do povo egípcio em diversas partes do país indica tão somente a rejeição ao pífio desempenho da instituição presidencial, assim como a incapacidade do Executivo de enxergar de forma abrangente os problemas reais da nação no governo Qandil, a partir do qual os problemas econômicos e sociais claramente se agravaram. Enquanto isso, a maioria do povo egípcio, os pobres e os trabalhadores, pagam a conta pelas referidas incapacidade e deterioração.
A incapacidade política e as práticas viciadas do presidente e de seu grupo conduziram aos incidentes violentos com numerosas vítimas a que o país agora assiste. A autoridade governamental é a responsável por este banho de sangue. Nosso partido exige uma comissão imparcial e independente de inquérito que investigue estes eventos, ilumine quem são os que estão por trás deles e em que circunstâncias agem, e conduza a um julgamento rápido dos responsáveis.
Não se encontrou nenhum tipo de resposta às demandas das massas, das forças revolucionárias e da oposição civil, exceto um convite formal ao diálogo destinado a conter o movimento revolucionário sem qualquer progresso real rumo à mudança, solução que já tentamos tantas vezes. Por outro lado, a declaração incluiu a ameaça de deflagração de Estado de Sítio sem enumerar as causas fundamentais da insatisfação em diversos setores sociais, que deste modo só deve aumentar.
Nosso partido saúda a movimentação heroica deste grande povo, e anuncia sua total sintonia com seus nobres objetivos de revolução e de caminhar progressivamente rumo ao estabelecimento da liberdade plena, da democracia verdadeira, da justiça social e judicial. Nosso partido insta o povo a continuar suas marchas pacíficas e suas manifestações nas diferentes Praças da Liberdade por todo o país até que consigamos o reconhecimento de todos os direitos e a aplicação de todos os procedimentos requeridos pelo processo de retomada da revolução e resgate da nação de sua crise atual, e para isto é necessário:
1. Destituir o atual governo e formar um governo de salvação nacional que seja expressivo de todas as forças nacionais e revolucionárias.
2. Suspender a vigência da constituição viciada.
3. Encaminhar rapidamente eleições presidenciais.
4. Remover todas as implicações da Declaração Constitucional autoritária, com a correspondente exoneração do Procurador Geral.
5. Proceder imediatamente à implementação dos salários mínimo e máximo, ao atrelamento entre salários e preços e ao alívio dos efeitos da crise econômica que ora pesa sobre os ombros da massa pobre e trabalhadora.
O Partido reafirma sua total confiança na força de vontade revolucionária das massas do grande povo egípcio e em seu desejo de salvar a revolução e resgatar a nação.
O Partido também confirma sua inabalável certeza da vitória final.
Longa vida à luta do povo egípcio… Longa vida à Revolução!
Partido Comunista Egípcio, 26 de janeiro de 2013.
Tradução: Partido Comunista Brasileiro.