Resumo do Blog somostodospalestinos.blogspot.com

Para as mulheres iraquianas a promessa dos EUA de democracia é tudo menos liberdade

SOMOS TODOS PALESTINOS

Foto: Em 2008, uma mulher iraquiana passa ao lado de um soldado britânico e de um veículo militar com um cartaz com um dólar impresso em que está escrito em árabe “Podes conseguir algum dinheiro em troca de alguma informação”. Foto de Essam al-Sudani/AFP/Getty Images.* Uma década depois da invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos, a destruição causada pela ocupação estrangeira e pelo regime resultante teve um impacto amplo sobre o cotidiano dos iraquianos – o exemplo mais alarmante disto é a violência contra as mulheres. Ao mesmo tempo, a política do regime sectário em v… mais »


Invasão do Iraque pelos EUA completa 10 anos de impunidade

SOMOS TODOS PALESTINOS

*Tropas dos EUA invadem o Iraque em 20 de março de 2003 (US Army)* * * Por Moara Crivelente, da Redação do Vermelho A invasão do Iraque pelos Estados Unidos completa 10 anos. A decisão tomada pelo então presidente George W. Bush foi unilateral e ilegal, mas não sofreu consequências. Por isso, ele conseguiu manter por anos a fio uma guerra imperialista que custou milhões de vidas aos iraquianos, cometendo crimes contra a humanidade até hoje impunes. A decisão de Bush inseriu-se em um contexto internacional dominado pela Doutrina Bush, que foi caracterizada pelo empenho por um mundo un… mais »


Maristela R Santos Pinheiro responde ao PSTU, reiterando suas críticas

SOMOS TODOS PALESTINOS

*Nota da autora: * *Caros, o Documento “Na trincheira do Inimigo” é uma simples contribuição ao debate sincero, franco e honesto. Não há uma linha sequer que mereça ser retirada ou possa ser chamada de mentira. Lamentavelmente não tenho o poder de retirar os fatos da realidade! Todos comprovados e citados suas origens.* * * *O texto não inventa uma discussão sobre a crise de determinado setor da esquerda mundial no âmbito do internacionalismo proletário. Esta é uma discussão política que corre solta e livre nos sites que se dedicam à política marxista. Não podemos negar a corag… mais »

 

 

 

 

 


Obama chega a Israel e reafirma “laços eternos” em discurso

SOMOS TODOS PALESTINOS

*Obama foi recebido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na chegada a Israel ( Foto The New York Times)* A primeira visita oficial do presidente dos Estados Unidos Barack Obama a Israel, iniciada nesta quarta-feira (20), foi precedida de várias análises sobre a postura dos EUA com relação à guerra de Israel contra a Palestina e à sua postura beligerante com relação aos seus vizinhos. Mesmo assim, em seu primeiro discurso após a chegada, Obama reafirmou apenas o apoio incondicional a Israel… mais »


CAMINHADA EM DEFESA DA SOBERANIA DA SÍRIA EM SÃO PAULO

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A estratégia dos EUA na Síria falhou

SOMOS TODOS PALESTINOS

*Comentário de internauta (na mesma página)* Te Pu Win · Top Commenter · Toronto, Ontario *Fazer de Assad o vilão é tolice ‘jornalística’ simplória, pessoal. Sugiro que aproveitem o tempo e leiam um pouco sobre o Líbano. Antes de 1967, Beirute era a “Veneza do Oriente Médio”, elo de ligação entre a Europa e o mundo árabe. O ataque de Israel aos países árabes mudou essa equação para todo o meio século seguinte, que foi de guerra e sangue. Os israelenses incitaram os cristãos libaneses, o que resultou na destruição da sociedade deles, o que destruiu Beirute.* *Lembram… mais »

 


A guerra que você não vê

Neste documentário, John Pilger expõe como os grandes meios de comunicação dos países imperialistas (assim como seus representantes nos países periféricos) manipulam as informações com o objetivo de justificar suas guerras de rapina e outras políticas contrárias aos interesses das maiorias populares. John Pilger revela como estes meios agem de modo orquestrado para beneficiar as políticas imperialistas dos Estados Unidos, por exemplo, e de seus agentes no Oriente Médio (Israel). A vida humana nada conta para estas potências imperialistas (ou sub-imperialistas) nem para a mídia q…mais »


Chavez, o desafio e a esperança

*por Miguel Urbano Rodrigues* Tudo começou a mudar em Roma com Júlio Cesar, na opinião de Theodor Mommsen. Não exagerou o historiador alemão, premio Nobel de Literatura. Num contexto civilizacional muito diferente, poderia afirmar-se o mesmo de Hugo Chavez, tomando como referência a América Latina. A breve e tempestuosa passagem pela vida deste venezuelano deixa marcas inapagáveis não apenas na história do seu país, mas na atitude perante o futuro dos povos a sul do Rio Bravo. Nada vai permanecer igual ao que era antes de Chavez. Desde a vitória da Revolução Cubana que o Hem… mais »

 

 

 

 

 

 


Declaração da FPLP : Hoje é um dia de luto para o povo palestino!

O Secretário-Geral da Frente Popular para a Libertação da Palestina – FPLP , o Comitê Central e todos os militantes da Frente Popular para a Libertação em nome dos palestinos expressam suas condolências e a mais profunda tristeza pela perda de Hugo Chávez, presidente da República Bolivariana da Venezuela , lider do povo venezuelano e da América Latina , dirigente do PSUV, que como Simon Bolívar entrou para História como um grande líder das lutas de libertação da América Latina e da Venezuela e como um grande defensor da humanidade. Em telegrama enviado em nome do nosso Secretário… mais »

 


HASTA LA VITÓRIA SIEMPRE COMANDANTE HUGO CHAVES !

Declaração do Partido Comunista da Venezuela O Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela, com profundo pesar ante o falecimento do nosso presidente Hugo Rafael Chávez Frías, líder indiscutível do processo bolivariano na Venezuela, na América Latina e no mundo, gostaria de manifestar a sua firme convicção de continuar levantando as bandeiras de luta da revolução socialista e da unidade popular revolucionária. O presidente Hugo Rafael Chávez Frías ao longo de sua vida dedicou esforços e contribuiu para construção e defesa do país, buscando a conquista de um… mais »

 


203 prisioneiros palestinos em prisões israelenses morreram, 71 deles por tortura

Na semana passada, faleceu um jovem palestino na prisão militar de israel, Arafat Jaradat de 30 anos. A primeia declaração das autoridades carcerária indicaram que sua morte foi devido a uma ” parada cardiaca”, no entanto a autopsia revelou que sua morte foi devido a torturas que sofreu na prisão e não por motivos cardíacos. Esta não é a primeira morte por tortura em prisões israelenses. Fontes do Ministério dos Presos Palestinos afirmam que 203 prisioneiros palestinos morreram em prisões israelenses. 71 prisioneiros morreram de tortura, 51 por falta de assistência médic… mais »

 

 

 

 

 

 


EGITO: NOTAS SOBRE A REVOLUÇÃO

25/2/2013, *Rasha Sadek*, *Al-Ahram Weekly*, Cairo *“Mastering the art of revolution”* Traduzido p[elo pessoal da *Vila Vudu* * * Praça Tahrir durante o Ramadã em setembro de 2012 *TAHRIR* A Praça Tahrir, no Cairo, foi o lar icônico da Revolução desde que irrompeu, dia 25/1/2011. Durante os 18 dias de revolta, antes da deposição do ex-presidente Hosni Mubarak, Tahrir deu voz às demandas de todos os grupos da opinião pública revolucionária, que pediam pão, liberdade, justiça social e o fim de um regime que se arrastava por 30 anos, já decadente. Gente de todo o espectro social, polít… mais »

 


A Palestina vai ao Oscar. E é detida no aeroporto!

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21650&boletim_id=1543&componente_id=26357 * * Por Baby Siqueira Abrão *O filme palestino ‘5 Broken Cameras’ é um dos indicados ao Oscar de melhor documentário estrangeiro. Mas seu diretor, Emad Burnat, a esposa Soraya e o filho Gibril foram detidos na terça (19) ao desembarcarem no aeroporto de Los Angeles, onde participariam da premiação. Acabaram levados para uma área fechada nas dependências do aeroporto e submetidos a interrogatório.* Baby Siqueira Abrão**** Emad Burnat, diretor de ‘5 Broken Cameras’ [5 câmer… mais »

 


Oscar 2013 ou rumo à Guerra ao Irã

Por Ramez Philippe Maalouf A premiação de hoje do Oscar 2013 é sem dúvida alguma o rufar dos tambores de guerra. Três dos 9 concorrentes ao prêmio de melhor filme são propaganda de guerra: A HORA MAIS ESCURA e os péssimos LINCOLN e ARGO. E ainda há quem acredite que os ianques não produzem filmes políticos. ARGO desponta como o favorito. É um filme medíocre sem tensão e situações forçadas e um final digno dos filmes dos Trapalhões. Com o detalhe que os Trapalhões eram comédias assumidas. ARGO é comédia involuntária. No Irã, a exibição mereceu apenas o bocejo e o riso dos especta…mais »

 

 


O Inverno Árabe e os Ilusionistas Revolucionários

Por Hannes HOFBAUER (Áustria) Uma questão nos é colocada em face das revoltas árabes: como avaliar tudo isso? A resposta exige uma visão sóbria dos eventos.**** Vamos começar com a Síria. Há quase dois anos um movimento de oposição foi formado, sendo então atropelado pela história em um tempo muito curto. Diferentes interesses internos e externos converteram insatisfação social em uma feroz guerra civil.**** Não há nenhum sinal de revolução . Toda a região está no meio de um processo de transformação territorial e econômica. E com a ajuda da monarquia do Golfo , os estados o… mais »

 

 


Em Debate : A CRISE DE PARCELA DA ESQUERDA COM O INTERNACIONALISMO PROLETÁRIO

*O Blog reproduz, na integra, o texto onde o PSTU tenta se defender da discussão levantada pela militante internacionalista Maristela R. Santos Pinheiro ,sobre a crise política de parcela da esquerda mundial com os valores marxistas, expressos na prática do internacionalismo proletário, em particular a partir da invasão da Líbia e da tentativa dos mercenários na Síria.Trata-se do Documento** “Na Trincheira do Inimigo”, **publicado em nosso Blog.*** *Queremos deixar registrado que o Blog não é neutro nesta discussão e expõe com muita clareza suas posições políticas sobre a estr… mais »

 

 

 


FORA BLOGUEIRA ANTICUBANA!

A blogueira anticubana Yoani Sanchez está no Brasil, a convite de uma editora e para participar da exibição de um documentário em que ela é uma das entrevistadas. Vai passar alguns dias no Brasil e depois viajar o mundo com o propósito maior de atacar as conquistas da Revolução Cubana. A moça – assim como todos os cubanos – exerceu em Cuba o direito de cursar a Universidade gratuitamente (é formada em Filologia Hispânica), tendo inclusive morado na Suíça e depois retornado ao seu país. É conhecida como blogueira e se diz defensora dos direitos humanos, mas nunca emitiu uma palavra… mais »

 

 


Britamgate: Encenando Ataques de falsa Bandeira na Síria

Em 22 de Janeiro um vazamento revelador caiu na Internet. O servidor da empresa Britam, trabalhando sob contrato para o ministério Britânico da Defesa foi “hackeado”e megas arquivos classificados internos da firma foram tornados públicos. Agora o caso adquiriu a escala de um “Britamgate” devido à sua publicação no Prison Planet. Qual é a história por detrás da fuga informativa? Porque é que este escândalo pode dar a volta à situação na Síria? *Tratemos de resumir os arquivos. O achado principal é um correio – eletrônico (mail) datado de 24 de Dezembro de 2012, enviado pelo Dir… mais »

 

 

 

 

 


FIASCO NA SÍRIA: Não há responsável em Washington

Por Thierry Meyssan Na hora da sua retirada, a secretária de Estado Hillary Clinton defendeu o seu trabalho numa entrevista dada ao New York Times. [1]. Circunstancialmente, ela acrescentou em «off» algumas confidencias aos jornalistas que as introduziram num artigo em separado. [2]. Preocupada em conservar as suas “chances” para a eleição presidencial de 2016, ela esforçou-se em atirar a responsabilidade do seu falhanço na Síria sobre o presidente Barack Obama. Na esteira de dois anos de guerra secreta, os grupos armados encarregados de justificar uma intervenção da OTAN, depois i… mais »

 

 

 

 

 


A invasão real da África não está nos noticiários

– Uma licença para mentir como prenda de Hollywood *por John Pilger* * * Uma invasão da África de grandes proporções está em andamento. Os Estados Unidos estão a instalar tropas em 35 países africanos, a começar pela Líbia, Sudão, Argélia e Níger. Isto foi informado pela Associated Press no Dia de Natal, mas ficou omisso na maior parte dos media anglo-americanos. A invasão pouco tem a ver com “islamismo” e, quase tudo a ver com a aquisição de recursos, nomeadamente minérios, e com um acelerar da rivalidade com a China. Ao contrário da China, os EUA e seus aliados estão preparados … mais »

 

 


ÍCONE PALESTINA – LEILA KHALED – DENUNCIA OPOSIÇÃO SÍRIA

Graffit de Leila Khaled no muro de segregação racial construído por Israel na PalestinaRAMALLAH: (27/01/2013) Falando em um painel de discussão em Istambul, Turquia, A ÍCONE DA ESQUERDA PALESTINA, LEILA KHALED , DENUNCIOU A OPOSIÇÃO SÍRIA, argumentando que o que está ocorrendo atualmente na Síria não pode ser chamado de uma “revolução”, segundo o irritado Serviço de Notícias árabes.KHALED, MEMBRO DA FRENTE POPULAR PARA A LIBERTAÇÃO DA PALESTINA (FPLP), RECONHECEU AS “DEMANDAS LEGÍTIMAS” DO POVO SÍRIO, mas disse a oposição armada trabalha com outra e diferente agenda. Ela sugeriu …mais »


TERRORISMO COM FACE HUMANA:

A história dos esquadrões da morte dos Estados Unidos*Por Michel Chossudovsky*31.Jan.13As forças governamentais sírias estão hoje a confrontar-se com o autoproclamado “Exército Livre da Síria” – ELS. É uma nova etapa da longa história da criação de grupos de ação destinados ao desempenho das tarefas mais sanguinárias e criminosas, nas quais o imperialismo aparentemente não suja as mãos e por cujos crimes julga que não prestará contas.


O recrutamento de esquadrões da morte, faz parte de uma age…mais »


Hezbollah: A agressão militar israelense revela a conspiração contra a Síria há dois anos

Em um comunicado divulgado pelo Departamento de Relações Públicas, o Hezbollah considera o bombardeio israelense contra a Síria, *”um ataque selvagem que põe em destaque a política da entidade sionista, que visa evitar que qualquer estado árabe desenvolva suas capacidades tecnológicas e militar “.*”Do mesmo modo que o Hezbollah condena firmemente o novo ataque sionista contra a Síria, acredita que esta agressão revela claramente a realidade do que vem acontecendo na Síria há dois anos.”O partido afirma que o ataque “mostra as criminosas tentativas de tirar da Sírias seu papel f…mais »


SUPOSTA “MILITANTE” SÍRIA ELOGIADA EM SITIO DAS FORÇAS ARMADAS DOS EUA !? O que pode significar isso?

Abaixo trecho do texto ” Na Trincheira do Inimigo” onde é feita a denúncia da estratégia de manipulação do imperialismo e a conivência de setores da esquerda mundial. http://somostodospalestinos.blogspot.com.br/2013/01/na-trincheira-do-inimigo.html ***SUPOSTA “MILITANTE” SÍRIA ELOGIADA EM SITIO DAS** FORÇAS ARMADAS DOS EUA !? O que pode significar isso?**Por Maristela R Santos Pinheiro – Cientista Social* No Brasil, uma dessas organizações abriu espaço em seu sítio e nos sindicatos no qual dirige para uma suposta “rebelde” síria. Uma mulher chamada Sara Al Suri que conta uma emais »

Leia e divulgue : http://www.somostodospalestinos.blogspot.com/