Solidariedade da Fundação Dinarco Reis e do Partido Comunista Brasileiro ao Arquivo Histórico do Movimento Operário

Vídeo denuncia a fúria de vândalos e o descaso das autoridades italianas diante dos ataques ao Centro Cultural “A Cidade do Sol”, à Biblioteca “Concetto Marchesi” e ao Arquivo Histórico do Movimento Operário em Nápoles. Fundação Dinarco Reis e PCB enviam mensagem de solidariedade.

https://youmedia.fanpage.it/video/aa/UWAtQeSwyIt0e_W6

A Fundação Dinarco Reis, Fundação de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais ligada ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), vem juntar sua voz aos protestos de inúmeros pesquisadores, intelectuais, acadêmicos e militantes do movimento oeprário e social de todo o mundo contra a situação de abandono e falta de segurança a que ficaram expostos, nos últimos tempos, o Centro Cultural Cittá del Sole, a Biblioteca “Concetto Marchesi” e o Arquivo Histórico do Movimento Operário, na cidade de Nápoles, Itália, cujo precioso acervo tem sido alvo de assaltos, destruição e vandalismo da parte de criminosos.

Especialmente o Arquivo do Movimento Operário constitui inestimável patrimônio do movimento operário e comunista internacional, reunindo raros documentos dos partidos e organizações operárias e comunistas de todo o mundo. O próprio Partido Comunista Brasileiro tem documentos neste arquivo, os quais foram para lá enviados no período da ditadura instalada no Brasil a partir do golpe empresarial-militar de 1964, para escapar da sanha destrutiva dos agentes da repressão, que pensavam ser capazes de apagar da memória nacional a rica história de luta dos militantes comunistas.

Por tudo isso o PCB e a Fundação Dinarco Reis declaram irrestrita solidariedade ao Centro Cultural Cittá del Sole, à Biblioteca “Concetto Marchesi” e ao Arquivo Histórico do Movimento Operário, que, de forma heroica, buscam preservar este acervo, verdadeiro patrimônio cultural e histórico da Humanidade.

Ricardo Costa – Comitê Central do PCB/Fundação Dinarco Reis