Conferência de Néstor Kohan: Simón Bolívar e nossa Independência

Conferência de Néstor Kohan “Simón Bolívar e nossa Independência” pronunciada durante o Seminário do Partido do Trabalho, do México, 2013, onde Kohan apresenta as principais teses de seu último livro “Simón Bolívar e nossa Independência. Um olhar latino-americano” publicado em abril de 2013 pela Editorial Yulca.

http://www.youtube.com/watch?v=9tRnXD5KmbA

Apresentação e contracapa do livro

por Néstor Kohan

Este livro sobre Simón Bolívar e nossas guerras de independência se propõe abordar essas discussões pendentes. Polemiza com discursos acadêmicos mas está pensado ao mesmo tempo para a militância popular e a juventude. A investigação tenta vincular Bolívar, San Martín, Mariano Moreno e outros libertadores como parte de um projeto revolucionário ainda inconcluso e inacabado. Recorrem os escritos às proclamações e à abundante correspondência de Simón Bolívar, assim como outros documentos históricos, buscando o fio vermelho que guiou o sonho da primeira independência.

O igualitarismo social que convocou o rompimento das correntes dos escravos negros a terminar com a escravidão dos povos originários, processos insertos na doutrina político-militar da guerra revolucionária do povo em armas que permitiu triunfar sobre o colonialismo europeu. Resgatados de estátuas, sarcófagos, e frios panteões, Simón Bolívar e seus companheiros adquirem nestas páginas um rosto vivo, juvenil, insurgente e revolucionário, imprescindível para concretar no futuro a Pátria Grande e o socialismo.

Tradução: PCB Partido Comunista Brasileiro