A greve dos trabalhadores da educação do RS

Em Assembleia Geral realizada no dia 23 de agosto, a categoria de trabalhadores da educação do Rio Grande do Sul decidiu pela greve geral por tempo indeterminado. As razões para esta deliberação foram motivadas pela falta de respostas do governador Tarso Genro (PT) em relação ao pagamento do piso salarial dos professores, desconsiderando completamente as reivindicações propostas pelo CPERS-Sindicato desde o ano passado.

Enquanto candidato ao governo do Estado, Tarso Genro (PT) se comprometeu com o pagamento do piso nacional do magistério, porém o que se vê são diversas artimanhas para não cumprir a lei, inclusive recorrendo de decisão do Tribunal de Justiça que condenou o governo a pagar o piso. Junta-se à essa questão, o fato de que a precarização da educação pública das escolas estaduais se intensifica, os professores são obrigados a aumentar sua jornada de trabalho e as escolas carecem de infraestrutura mínima para as atividades pedagógicas necessárias para uma educação pública de qualidade.

Além desta pauta, também são reivindicações da categoria a criação de um piso salarial (com o mesmo valor do piso dos professores) para os funcionários de escola; a regularização das promoções; e a suspensão da reforma do Ensino Médio. Esta última está desqualificando ainda mais a formação dos estudantes no Ensino Médio, por duas razões principais: pela imposição do governo petista de implementar uma reforma sem consultar os professores, funcionários e estudantes; além de ter como finalidade atender aos acordos com o Banco Mundial e o empresariado formando mão de obra barata a ser explorada pelo capital.

A Unidade Classista tem trabalhado fortemente nas suas bases e está compondo o Comando de Greve junto à professores e funcionários de escolas, pelo pagamento do piso nacional e pela extinção do projeto do Ensino Médio.

TODO APOIO À GREVE DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DO RS

PELO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO

PELO FIM DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Corrente Sindical Unidade Classista – RS