Solidariedade do PCB e da UJC ao NKPJ e a SKOJ
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a União da Juventude Comunista (UJC) denunciam e condenam veemente os ataques de grupos fascistas ao Novo Partido Comunista da Iugoslávia (NKPJ) e a União da Juventude Comunista da Iugoslávia (SKOJ).
Durante o último mês, militantes do NKPJ e da SKOJ foram atacados enquanto realizavam uma manifestação em solidariedade aos trabalhadores da Bósnia e Herzegovina. Logo em seguida, a sede do NKPJ foi alvo de ataque desse mesmo grupo neofacista chamado “Ação Servia”.
Há algum tempo nossos camaradas denunciam tais crimes, mas eles parecem contar com a complacência das autoridades de seu país. A situação chegou ao limite na última semana, quando o Primeiro Secretário da SKOJ, Aleksandar Denic, foi agredido por membros da “Ação Servia”, sendo obrigado a se defender dos ataques. Nessa circunstância, a polícia apareceu rapidamente na cena do crime, porém, em vez de deterem os agressores, prenderam o camarada Denic.
O Partido Comunista Brasileiro e a União da Juventude Comunista expressam sua solidariedade a toda a militância do KNPJ e da SKOJ, assim como consideram infundadas todas as acusações feitas ao camarada Aleksandar Denic.
Convocamos, ainda, todas as organizações progressistas a se manterem alerta aos próximos acontecimentos na Iugoslávia, país que vem assistindo a uma escalada do conservadorismo e das organizações de extrema direita, como as que atacam aos nossos camaradas.