PCB participa, em Istambul (Turquia), do XVII Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários
O Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB) participa do XVII Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, que ocorre, entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro, em Istambul, na Turquia. O evento, que tem como principal objetivo discutir as tarefas dos Partidos Comunistas e Operários para fortalecer a luta da classe trabalhadora contra a exploração capitalista, as guerras imperialistas e o crescimento do fascismo no mundo, conta com a presença de delegações de mais de 50 países, voltados a debater os rumos do movimento pela emancipação dos trabalhadores e dos povos no caminho do socialismo e do comunismo.
Os camaradas Eduardo Serra e Ricardo Costa representam o Comitê Central do PCB neste encontro. A intervenção do PCB foi feita pelo camarada Ricardo Costa, que cumprimentou todos os presentes e, em especial, o Partido Comunista da Turquia, vanguarda dos trabalhadores e do povo turco nas lutas travadas contra o governo Erdogan e suas políticas econômica e social a serviço do aprofundamento do capitalismo e do imperialismo no país. Destacou a grave crise capitalista em curso no mundo e as consequências nefastas que atingem centralmente os trabalhadores e as populações mais pobres, associadas a uma forte onda conservadora, com o aparecimento de grupos fascistas que pregam abertamente o racismo, a xenofobia, as discriminações de classe e gênero. Citou a ofensiva do imperialismo que promove intervenções militares e guerras em várias regiões do planeta, provocando êxodo crescente de migrantes e refugiados, fome e desespero das populações atacadas.
Criticou a atuação do governo brasileiro, que, com o aprofundamento da crise econômica e o acirramento da crise política, avança sua política de conciliação com o capital e de traição à classe trabalhadora, compondo o pacto com a alta burguesia para impor mais exploração dos trabalhadores, mais privatizações do patrimônio público, repressão e criminalização dos movimentos populares, ao mesmo tempo que mantém atendimento aos interesses do capital financeiro, do agronegócio e dos grandes grupos capitalistas.
Por fim, Ricardo afirmou que o PCB continuará atuando no sentido de fortalecer o bloco de partidos comunistas alinhados com a luta anticapitalista e anti-imperialista, buscando contribuir para o desenvolvimento de uma luta sem tréguas contra o reformismo e pela construção de um poderoso pólo comunista internacional que fortaleça ideologicamente as posições marxistas-leninistas e seja capaz de conduzir, em cada país, o movimento dos trabalhadores pelo socialismo.
O Partido Comunista da Turquia disponibilizou na internet um portal (International Communist Press – ICP), que contém informações sobre o Encontro e pretende se manter como uma ferramenta de divulgação das informações e notícias produzidas pelos Partidos Comunistas e Operários de todo o mundo: http://icp.sol.org.tr.