Nilo Batista será o advogado de Mauro Iasi frente às ameaças de setores conservadores e fascistas
Como temos divulgado amplamente, o professor da UFRJ e membro do Comitê Central do PCB, Mauro Iasi, vem sendo vítima de agressiva campanha de setores conservadores e inclusive alguns de corte fascista pelas redes sociais, em razão de ter citado o poema de Bertolt Brecht (Perguntas a um homem bom) em discurso num congresso sindical.
Recentemente, os deputados federais Jair e Eduardo Bolsonaro entraram com uma representação no Ministério Público Federal contra Mauro, com base na Lei de Segurança Nacional, sob a acusação de ele ter utilizado “notório ardil em sua oratória” ao citar “suposta obra literária”.
Em várias postagens, a menção ao poema de Brecht foi suprimida, com manipulação de textos escritos e inclusive de materiais audiovisuais que divulgam o discurso do nosso camarada, para passar a impressão de que aquelas palavras eram do orador e não de Brecht.
Entre críticas num nível que respeitamos há ameaças, algumas das quais raiam a histeria anticomunista. Ameaçam Mauro Iasi de perseguição, de agressão física e até de morte.
Nesta semana, o Dr. Nilo Batista, um dos maiores criminalistas brasileiros e um baluarte na luta pelas liberdades democráticas, resolveu assumir a assistência jurídica de Mauro Iasi, não só na sua defesa frente à representação dos citados deputados, mas em ações criminais contra aqueles que o vêm ameaçando explicitamente.
Para formalizar a assistência jurídica, reuniram-se no escritório do eminente advogado, como se vê na foto, Ivan Pinheiro (pelo PCB), os Drs. Fabio Dib e Nilo Batista e Mauro Iasi.