PCB e Unidade Classista realizam Curso de Formação Sindical em Natal/RN

imagemNos dias 20 e 21 de outubro de 2017 o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a Corrente Sindical Unidade Classista realizaram o Curso de Formação Sindical na cidade de Natal/RN. A atividade contou com a presença de militantes e simpatizantes, além de membros da Coordenação Nacional da UC.

Construímos a atividade com a perspectiva de aprofundarmos nosso conhecimento sobre a temática sindical e darmos passos sólidos no processo de organização da Unidade Classista no Rio Grande do Norte. Além da formação política para nossa militância, o curso se propôs, também, a ser um momento de construção do diálogo com outras forças sociais que se constituem como potenciais parceiros de luta.

Durante o curso foram discutidas as concepções sindicais ao longo da história da luta de classes, em especial durante o período das três Internacionais. Também discutimos o desenvolvimento da luta sindical no Brasil, dando especial atenção às históricas greves e ao momento de necessária reorganização da classe trabalhadora em nosso país. Ainda discutimos, particularmente no último terço do curso, sobre a Corrente Sindical Unidade Classista no que diz respeito à sua linha política, ao seu funcionamento, à sua relação com outros sindicatos e centrais sindicais e a sua relação com a Federação Sindical Mundial (FSM), enquanto pólo de luta em nível global.

Em uma conjuntura de retirada de direitos e de acirramento da luta de classes, a formação política é de enorme importância para os que ousam lutar e construir outro modelo de sociedade, livre da exploração capitalista.

É com formação política, organização e luta que daremos resposta ao atual quadro de retrocessos sociais. Precisamos retomar o caráter combativo e classista dos sindicatos, construindo uma unidade de ação na perspectiva socialista.

Pelo Poder Popular e Pelo Socialismo!

PCB e Unidade Classista realizam Curso de Formação Sindical em Natal/RN