Pela jornada de 30 horas sem redução salarial!

PELO FIM DA ESCALA 6X1 COM REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA 30 HORAS SEM REDUÇÃO SALARIAL

Coordenação Nacional da Unidade Classista

A classe trabalhadora organizada no movimento sindical, ao longo da história, sempre lutou pela redução da jornada de trabalho.

Com o Decreto 21.186, em 22 de março de 1932, mesmo diante do governo de Getúlio Vargas, a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras conquistou a redução e a regulamentação da jornada de trabalho, que antes era de 12 horas diárias, para 08 horas. Hoje, com todo o desenvolvimento tecnológico e o aumento da capacidade de produção, 90 anos se passaram e a jornada permanece a mesma.

Nos últimos meses, o movimento “Vida Além do Trabalho – VAT”, liderado pelo jovem trabalhador Rick Azevedo, conseguiu mobilizar a sociedade e questionar o porque manter a Escala de trabalho 6X1 (seis dias trabalhados por um dia de folga), já que deveria existir uma tendência global com os avanços tecnológicos em garantir qualidade de vida para os trabalhadores. Essa luta pelo Fim da Escala 6X1 ganhou as redes sociais, as ruas e chegou ao parlamento!

Para nós, comunistas, é importante colocar a classe trabalhadora
em movimento para lutar por essa pauta justa e necessária. Mas é importante ampliá-la. Durante as eleições presidenciais, o Partido Comunista Brasileiro – PCB, através da candidatura de Sofia Manzano, colocou em pauta a necessidade de redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução salarial.

Esta ousada proposta quer garantir para os trabalhadores melhor qualidade de vida, saúde, produtividade e democratização do tempo. Por isso, o Partido Comunista Brasileiro (PCB), sua corrente sindical (Unidade Classista), sua Juventude (UJC) e os coletivos partidários (CFCAM, CNMO, Coletivo LGBT Comunista) apoiam e lutam pelo fim da Escala 6X1 e pela redução da jornada de trabalho semanal para 30 horas sem redução salarial.

PELO FIM DA JORNADA 6X1!

PELA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA 30 HORAS SEM REDUÇÃO DO SALÁRIO!