Toda solidaridade a Norah Hussein e às mulheres sudanesas

imagemCoordenação Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro

Norah Hussein, no dia 24/05/2018, no Sudão, foi condenada com a pena de morte. Aos dezesseis anos de idade, foi violada e, em seguida, forçada a casar-se com seu agressor. E, mais recentemente, também passou a ser violada pelos parentes do próprio marido. Numa dessas agressões, Nora matou, em legítima defesa, seu agressor. Por esse motivo, a Corte Judicial do Sudão a condenou à pena de morte.

O COLETIVO FEMINISTA CLASSISTA ANA MONTENEGRO, filiado à FDIM – Federação Democrática Internacional de Mulheres, vem, pela presente nota política, manifestar seu apoio e solidariedade em favor da União de Mulheres Sudanesas e de NORAH HUSSEIN. Norah agiu em defesa de sua vida ao apunhalar mortalmente o agressor porque era constantemente ofendida em sua dignidade de mulher e pessoa humana. Em seu país, assim como em diversos pelo mundo, as mulheres são humilhadas, golpeadas pela violência, particularmente a doméstica, o que expressa o machismo dominante. No caso do Sudão, não há nenhuma legislação protetora dos corpos das mulheres.

Expressamos aqui nossa solidariedade a Norah Hussein, com todas as mulheres sudanesas, com as crianças vítimas de matrimônio infantil, contra as humilhações que sofrem, contra, enfim, a execução da pena de morte a que Norah foi condenada.

Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro – filiado à FDIM

Brasil – maio/2018